- Publicidade -
Lazer e culturaApós dois anos, banda La Burca volta desaforada aos palcos

Após dois anos, banda La Burca volta desaforada aos palcos

Novo disco da banda, Desaforo volume 1, será lançado com show neste sábado (11), no Bar do Zinho, em Araraquara; grupo volta em formação power trio

- Publicidade -

Banda La Burca retorna com show de lançamento do disco “Desaforo” em vinil, no Bar do Zinho (Foto: Divulgação)

A banda La Burca faz show neste sábado (11), a partir das 20h30, no Bar do Zinho, em Araraquara, para lançar seu terceiro disco de inéditas, “Desaforo – volume I”, com sete músicas. Será a volta do grupo, que tem 10 anos de estrada, após o longo e difícil período de pandemia, que acabou dando mais motivos para Amanda Rocha, guitarrista, vocalista e compositora da La Burca, promover o desaforo em suas novas composições.

- Publicidade -

“O disco traz manifestos sonoros contra assédio (Desaforo), intolerância LGBT (Mato Sem Cachorro), genocídio bolsonarista (Aldeia, Mato sem Cachorro) e abuso infantil (Die Angels). Nunca havia cantado em português com a La Burca, mas decidi arriscar, principalmente após fazer shows com As Mercenárias, uma grande influência. Foi libertador”, avaliou Amanda.

Além de ser o primeiro álbum da La Burca com músicas em português – há apenas uma em inglês e duas instrumentais – este é o primeiro com a nova formação em power trio. As faixas recebem influência do post punk, do punk e do folk, criando uma sonoridade ousada e repleta de energia.

Segundo Amanda, o conceito do disco veio da máxima “existir e não ser respeitada” e é contra isso que ela grita seu desaforo, que ficou contido por dois anos, pelo menos no que diz respeito à expressão através da música.

MUDANÇAS

O álbum começou a ser trabalhado em 2019, quando houve a mudança na formação da La Burca. As músicas já estavam prontas e sendo testadas antes da pandemia, em shows no Rio de Janeiro e São Paulo. Gravado durante a pandemia, com o guitarrista longe do estúdio e transmitindo informações via WhatsApp, “Desaforo – volume l” foi um desafio para a La Burca.

- Publicidade -

“O grande motivo foi desaforar, pôr para fora o que tinha guardado aqui há tempos, e 2020 foi um ano muito pesado, de muita mudança pessoal e mundial, teve a pandemia. É exaustiva essa demanda online, então teve vários momentos, onde a gente se empolgava e outras em que saturava (risos)”, relembrou Amanda.

Com a chegada da pandemia de covid-19, a La Burca acabou adiando a data de lançamento inicial em seis meses, mas isso não impediu que “Desaforo – volume I” surgisse de maneira menos impactante. O disco traz no encarte uma ilustração, resultado de “live painting” feita durante a última apresentação que a La Burca fez, ainda em 14 de março de 2020, criada pela artista plástica peruana Azucena Rodrigues. Por coincidência ou não, o último show antes da parada da pandemia também foi no bar do Zinho.

VINIL

Este é o primeiro álbum lançado pela Lombra Records, em parceria com o selo !punklorecords!, com apoio do Coletivo Lança. Amanda ressalta que foi a realização de um sonho lançar o EP em vinil de 7 polegadas.

“Desde que comecei a tocar, aos 13 anos, eu sonhava com um vinil. Ele foi feito em esquema artesanal, com pouquíssimas cópias, pela Lombra Records, de Brasília. A gente sempre fez tudo no esquema faça você mesmo e agora conseguimos essa parceria para lançar o disquinho. Estamos muito felizes, é uma conquista para uma banda underground”, comentou Amanda.

Ela ressaltou ainda que o disco é especial, feito em um momento complicado para quem lida com música e cultura em geral. “Estamos todos sem tocar há muito tempo, né? Então, foi feito com toda intensidade e dedicação, driblando todos os problemas pandêmicos e pessoais. Foi um desaforo bom. E está sendo diferente, por ser a primeira vez que mostramos músicas em português. Há um outro tipo de interação e comunicação com o público”, contou Amanda. 

“Desaforo” é o novo disco da banda La Burca, que será lançado em vinil no Bar do Zinho (Foto: Divulgação)

CAPA

Outro destaque do lançamento é sua capa, uma imagem feita por Amanda, que também é fotógrafa e jornalista, inspirada na morte de um passarinho pelo seu gato. O passarinho foi encontrado com o coração no lugar da cabeça. “O meu gato fez a capa, eu simplesmente fotografei. Acho que é muito a minha cara, post-punk-romantic. (risos)”, acrescentou a artista.

A banda La Burca é formada por Amanda Rocha (voz, composição, guitarra), Daniel Guedes (guitarra), Ed Paolow (baterista), e teve a participação do músico Saluc Bardo nos teclados de “Aldeia”.

O álbum “Desaforo – volume I” foi gravado no Outside Estúdio, por Marquinhos Fróco. A mixagem e a masterização são de Guilherme Vazzoler, com arte do encarte por Amanda Rocha, Azucena Rodrigues e Fernanda Robles.

O show terá abertura do Duoima, integrado por Amanda Rocha no baixo e seu irmão Saluc Bardo no teclado, que fará sua apresentação de estreia, para mostrar o seu som instrumental.

O Bar do Zinho fica na Rua Voluntários da Pátria, 2399, em frente à Praça das Bandeiras. A entrada para o show é gratuita.

Assista ao vídeo de Mato Sem Cachorro neste link.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -