Araraquara conta com cinco museus, sendo que o mais antigo é o Museu Histórico e Pedagógico “Voluntários da Pátria”, inaugurado em abril de 1950e funcionava num antigo casarão localizado na Avenida Espanha. O nome é uma homenagem aos jovens araraquarenses que foram combater na Guerra do Paraguai, em 1886. Atualmente, o casarão não existe mais e o museu foi transferido em 1975 para o prédio situado na Praça Pedro de Toledo.
Antes de abrigar o museu, o prédio havia sido construído em 1898 para ser cadeia da cidade e, posteriormente, foi sede de vários órgãos públicos ao longo do tempo. O acervo eclético é composto por materiais e objetos doados pelo Estado e através de campanhas feitas junto à população. O local conta com visitas monitoradas voltadas para escolas e grupos de pessoas.
O Museu Ferroviário “Francisco Aureliano de Araújo” é uma outra referência de preservação histórica em Araraquara. Inaugurado em 27 de dezembro de 2008, o acervo se encontra nas dependências da antiga Estação, construída em 1912. Entre os anos de 2009 e 2011 passou por reformas com o intuito de ressaltar as características originais do prédio.
Dividido entre pavimento superior e inferior, além do salão principal, o museu conta com objetos, móveis, aparelhos de comunicação, fotos e documentos da época em que a Cia Paulista e a Estrada de Ferro Araraquara (EFA) eram ativas na cidade, salvaguardando a memória dos funcionários e tempos da ferrovia com trens de passageiros no município. No local, há também uma sala de ferromodelismo com maquetes de mini estações e trens em movimento.
Araraquara possui outras três unidades museológicas. O Museu do Futebol e Esportes tem como característica um ambiente temático, oferecendo ao público a oportunidade de se aprofundar no acervo relacionado ao esporte araraquarense, como camisas, troféus, fotos, vídeos, faixas comemorativas, flâmulas, revistas, bandeiras, cartazes, jornais e uma pequena biblioteca esportiva, tanto da Ferroviária quanto do futebol amador. Há materiais de outras modalidades como basquetebol, voleibol, ciclismo, atletismo, natação, futebol de salão, entre outros.
Já o Museu da Imagem e Som “Maestro José Tescari” foi criado em 2007 e homenageia o músico que dá nome ao local. Tescari nasceu na Itália, mas, ainda criança, foi radicado no Brasil. Em 1928, se mudou para Araraquara e inaugurou o conservatório dramático e musical, uma das primeiras escolas do gênero do estado. Em 1943, fundou a orquestra sinfônica de Araraquara e, em 1947, o quarteto de cordas. Atualmente, o prédio do museu abriga acervos de imagens da história de Araraquara.
Por fim, não menos importante, a cidade tem o Museu de Arqueologia e Paleontologia, localizado na Rua Voluntários da Pátria. O acervo é formado por peças de uma coleção de icnofósseis, que são pegadas de dinossauros e mamíferos e traços de invertebrados, além de outros itens fósseis. Ao longo do Boulevard dos Oitis, há o Museu a Céu aberto, onde é possível encontrar na calçada vestígios de icnofósseis nas lajes de arenito.
Atualmente, o Museu encontra-se fechado para reforma. A oba teve início no final de março e deve durar seis meses.
A importância
Nesta quinta-feira (18), data em que se comemora o Dia Internacional dos Museus, a secretária de Cultura de Araraquara, Teresa Cristina Telarolli, fala sobre a necessidade de conscientizar a população sobre o papel desses espaços no desenvolvimento da sociedade.
“De alguns anos para cá vêm se promovendo mudanças importantes na perspectiva e no conceito do papel dos museus enquanto intermediários entre passado e presente, porém enquanto organismos vivos, com dinâmicas e movimentos próprios”, pontua Teresa.
Ela acrescenta que Araraquara possui uma rede de museus respeitável. “Temos dentro da Secretaria de Cultura, a Coordenadoria de Acervos e Patrimônio, que instalamos em 2005 e que congrega em si os espaços públicos municipais ligados à memória e ao patrimônio em sua amplitude de interfaces. O papel dos museus dentro deste contexto é de protagonismo na formulação das políticas públicas e em toda uma rede de proteção e cuidados dos seus acervos”, disse.
Telarolli incentiva a população a visitarem os locais.
Nossa cidade tem acervos e histórias para todos os gostos, idades e perfis. Percorremos a pré-história, a história dos povos brasileiros em sua diversidade, guardamos muito sobre o esporte, protegemos a história da ferrovia e dos seus trabalhadores…. Visitar nossos museus é viajar pelo tempo, brincar com memórias, é se reconhecer nos talheres, desenhos, mobiliários, telas e tantos outros suportes que a diversão é segura”, finaliza.
CONHEÇA OS MUSEUS DE ARARAQUARA
MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO “VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA”
Endereço: Praça Doutor Pedro de Toledo, 5, Araraquara (SP)
Telefone: (16) 3322-4887
Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h
MUSEU FERROVIÁRIO “FRANCISCO AURELIANO DE ARAÚJO”
Endereço: Rua Antônio Prado 611, Araraquara Estado de São Paulo, SP, 14801-270
Telefone: (16) 3332-3739
Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h
MUSEU DO FUTEBOL E DOS ESPORTES
Endereço: Rua Mauro Pinheiro, s/n – Estádio “Adhemar Pereira de Barros” (Arena da Fonte)
Telefone: (16) 3322-2207
Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM “MAESTRO JOSÉ TESCARI” – M.I.S
Endereço: Rua Gonçalves Dias, nº 1392 – Centro
Telefone: (16) 3322-9708 | (16) 3332-2212
Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h
MUSEU DE ARQUEOLOGIA E PALEONTOLOGIA – MAPA
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, n° 1485 – Centro
Telefone: (16) 3332-4933
Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h