Araraquara realiza nesta terça-feira (14), dois eventos da programação dos “21 Dias de Ativismo contra o Racismo”.
A campanha existe desde 2017 e funciona como uma grande agenda antirracista, onde movimentos sociais, coletivos, figuras públicas e pessoas independentes podem propor diversas atividades que pautem o debate pelo fim da discriminação racial.
A programação é desenvolvida pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria Executiva de Políticas Étnico-Raciais, que integra a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular. A agenda também conta com a atuação do Centro de Referência Afro “Mestre Jorge” e do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo.
VEJA TAMBÉM
Abertas as inscrições para concurso público do DAAE Araraquara
Músico araraquarense apresenta álbum inédito de canções do “mago” Hermeto Pascoal
EVENTOS
O primeiro evento do dia está marcado para às 7h30, com uma atividade de Letramento Racial que será realizada no DAAE.
Na gramática, o letramento é um estágio posterior à alfabetização. Depois de decodificar a linguagem a ponto de ler e escrever, o aluno está apto a compreender que ela é, ao mesmo tempo, produto e produtora da realidade.
Assim, o letramento racial é um conjunto de práticas que nos ensina a enxergar como as relações raciais modelam o mundo e como elas são modeladas por ele. Trata-se, portanto, de um elemento crucial para uma (re)educação antirracista.
Às 18h30, o Centro de Referência da Mulher “Professora Doutora Heleieth Saffioti”, que fica na Av. Espanha, 532, Centro, receberá o Sarau em homenagem a Marielle Franco, Abdias do Nascimento e Carolina Maria de Jesus.
A atividade tem entrada gratuita para o público. O evento será realizado em parceria com o Centro de Referência da Mulher, Oficinas Culturais e Coletivo Cadê Tereza.
HOMENAGEADOS
O dia 14 de março tem toda uma simbologia, pois a data marca a execução da vereadora Marielle Franco, e também o dia do nascimento de Abdias Nascimento e Carolina Maria de Jesus.
“Convidamos todas as pessoas a levarem uma música, uma poesia, uma frase, uma performance, um grito ou a presença, mas acima de tudo e levar a energia para que seja uma noite muito reflexiva”, disse a coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo.
Marielle Franco foi uma socióloga, ativista e política brasileira, que atuava como articuladora entre o movimento feminista e o mandatos, ajudando a garantir a participação das mulheres nos debates sobre projetos de lei que envolviam os direitos das mulheres ou os ameaçavam.
Abdias do Nascimento foi um ator, poeta, escritor, dramaturgo, artista plástico, professor universitário, político e ativista dos direitos civis e humanos das populações negras brasileiras.
Carolina Maria de Jesus foi uma escritora, compositora e poetisa brasileira, mais conhecida por seu livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, publicado em 1960.
Carolina de Jesus foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil e é considerada uma das mais importantes escritoras do país.
DIAS DE ATIVISMO
O mês de março é escolhido para os “21 Dias de Ativismo contra o Racismo”, pois no dia 21 de março de 1960, sob o regime racista na África do Sul (Apartheid), foram assassinados 69 jovens e feridos 186, em brutal repressão, conhecida como “Massacre de Shaperville”.
Nessa data, cerca de 5 mil jovens negros faziam um protesto pacífico contra a Lei do Passe, que na época, obrigava os negros a portarem um cartão que indicava os locais onde era permitida sua circulação.
Havia também a luta contra o aprendizado do africâner, a língua do opressor. A polícia sul-africana abriu fogo sobre a multidão desarmada, seguindo o regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994. A ONU – considerou desde então essa data como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
PROGRAMAÇÃO – ‘21 Dias de Ativismo contra o Racismo’
14/03 – 07h30 – Letramento Racial – DAAE
14/03 – 18h30 – Homenagens à Marielle Franco, Abdias do Nascimento e Carolina Maria de Jesus – SARAU – Parceria com o CRM e Coletivo Cadê Tereza – Local: Centro de Referência da Mulher
15/03 – 09h – Letramento Racial para os usuários do Bolsa Cidadania – Local: Biblioteca Municipal
16/03 – 14h – Letramento Racial para os usuários do Bolsa Cidadania – Local: Biblioteca Municipal
16/03 – 18h30 – Exibição do Curta Metragem O CASACO e Roda de Conversa, Parceria com Posto de Atendimento do Selmi Dei, Grupo Ame-A e Associação Mães do SEL. Homenagens à Claudia Ferreira e às vítimas da violência do Estado
21/03 – 17h30 – Dia Internacional de luta pela Eliminação da Discriminação Racial, Dia Nacional do Candomblé. Celebração das Tradições de Matriz Africana – Caminhada com religiosos
Trajeto: Câmara Municipal e à Praça Santa Cruz
24/03 – 18h30 – Lançamento do livro “A história Comprovada: fatos reais e as dores da escravização araraquarense” (as histórias que Rui Barbosa não queimou): Parceria com Ordem dos Advogados do Brasil – 5ª Subseção, Sesc, Uniara e Academia Araraquarense de Letras. Local: SESC
25/03 – 09h – Oficina com o Grupo Ilú Oba de Min – Evento em Parceria com o SESC, Centro de Referência da Mulher, Secretaria de Cultura e Academia Zamba Bem. Local: Centro de Referência da Mulher
27/03 – 08h30 – Letramento Racial para supervisores e professores especialistas de currículo do Estado. Local: Diretoria de Ensino.
LEIA MAIS
Coldplay: Chris Martin faz visita surpresa em ensaio de alunos da USP