Nos dias 19, 24 e 25 de setembro, Araraquara recebe a 16ª edição da “Primavera dos Museus”, sob o tema “Independências e Museus: outros 200, outras histórias”, com atividades gratuitas.
O primeiro dia da programação segunda (19) apresenta um papo virtual sobre “Narrativas Originárias – Narrativas Independentes”, no canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube (https://youtu.be/C-sy1cAnd88). Participam: Cauã Borari e Weber Fonseca. A atividade será realizada das 19 às 21 horas, com acessibilidade em Libras.
Nos dias 24 e 25, as atividades serão realizadas em parceria com o FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara. A programação do dia 24 se concentra na quadra da Casa da Cultura, com as seguintes atrações: apresentação de Toré com etnia Kiriri (18h30), roda de conversa com etnias Kiriri e Kariri Xocó (19h30) e apresentação Samba das Cumadis (20h30).
Já no dia 25, o palco dos encontros será o Parque do Basalto, com Feira de Artesanato Indígena Kiriri e Kariri Xocó e Feira de Livros Indígenas (das 9h às 13h) e apresentação de Toré com etnia Kiriri (10h).
Tema – Para o desenvolvimento do tema “Independências e Museus: outros 200, outras histórias”, o Ibram, aponta que: Em 1822, o Brasil iniciou o processo de independência em relação a Portugal, rompendo uma relação de colonização e dependência que já durava mais de 300 anos.
A independência foi um processo longo, que ceifou a vida de brasileiros, trouxe dificuldades econômicas para a população e, manteve, e até reforçou, desigualdades já conhecidas desde os tempos de colônia. Contudo, esse movimento emancipatório parece ter sido capaz de reforçar um sentimento de unidade que estaria a germinar: para além das diferenças, muito ainda nos unia… e ainda nos une.
Programação 16ª Primavera dos Museus:
• Segunda-feira (19/09)
Local: Youtube da Prefeitura de Araraquara – https://youtu.be/C-sy1cAnd88
– 19h às 21h: Papo virtual: “Narrativas Originárias – Narrativas Independentes”, com Cauã Borari e Weber Fonseca
(Evento com acessibilidade em Libras)
• Sábado (24/09)
Local: Quadra da Casa de Cultura (Av. Espanha, na altura do nº 485)
– 18h30: Apresentação de Toré com etnia Kiriri
– 19h30: Roda de Conversa com etnias Kiriri e Kariri Xocó
– 20h30: Apresentação Samba das Cumadis
• Domingo (25/09)
Local: Parque do Basalto (Av. São João, s/nº – Jardim Pinheiros / Vila Xavier)
– 9h às 13h: Feria de Artesanato Indígena Kiriri e Kariri Xocó e Feira de Livros Indígenas
– 10h: Apresentação de Toré com etnia Kiriri
Grátis