Araraquara conta com programação especial para celebrar o Dia do Ferroviário, comemorado neste domingo (30).
A festa será realizada no Museu Ferroviário – das 10h às 17h – e irá contar com,música, feira de artesãos, museu aberto e área de alimentação.
A ferrovia está associada a um determinado ciclo econômico e, assim, ela se torna parte da história local e também das lembranças de moradores. Por isso, a ferrovia se tornou, um patrimônio histórico de Araraquara, com a preservação da antiga Estação Ferroviária, de parte da arquitetura do clube da Ferroviária, assim como do próprio clube da cidade – a Ferroviária.
O Dia do Ferroviário é comemorado em 30 de abril pelo fato desta data ser celebrada a inauguração da primeira linha de ferro brasileira, em 1854: a Estrada de Ferro Petrópolis, conhecida como Estrada de Ferro Mauá.
O MUSEU
O Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo estará aberto para visitação. Os interessados poderão conhecer a exposição permanente e a Sala de Ferromodelismo, realizada em parceria entre a Prefeitura de Araraquara e ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária).
A exposição reúne: mobílias, relógio, ferramentas e painel com a linha do tempo contando a história das ferrovias em Araraquara, Brasil e mundo; além de aparelhos de comunicação da extinta EFA, como telégrafos e telefones de época e também banner com fotografias dos vagões. Ainda, o prédio do Museu – que preserva as características da época – possui uma sala destinada ao ferromodelismo.
O Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo está localizado na Rua Antônio Prado, s/n°, na antiga Estação Ferroviária na região central de Araraquara.
SERVIÇO:
Local: Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo (Rua Antônio Prado, s/n° – Centro /antiga Estação Ferroviária)
Data: domingo (30 de abril)
Horário: das 10 às 17 horas
MÚSICA
10h: Feira de Artesãos
12h: “Viola na Praça”
14h: Ligia Teubl e Pedro Luiz (samba)