Tárcio Costa, ator, diretor teatral e arte educador do Instituto Fábrica de Vencedor, reforça que essa pratica possibilita o desenvolvimento de habilidades cognitivas, físicas, emocionais e sociais, com destaque para a perda da timidez e a melhora da comunicação.
“Quem sabe, ainda, tudo isso não desperte uma vontade de seguir a carreira profissional?”, comenta.
Ciente dessas possibilidades, o Instituto Fábrica de Vencedor, por meio do seu braço cultural, o Núcleo de Atividades Culturais (NAC), está com inscrições abertas para o seu curso de teatro, que ocorre uma vez por semana, no contraturno escolar, sempre às quintas, com horário a definir. As aulas começam na primeira semana de fevereiro.
Sob coordenação do próprio Tárcio, tudo é gratuito. “Ao fazer teatro, as crianças aumentarão a capacidade de criar e contar histórias, exercitando a imaginação e a criatividade. Tudo isso de forma leve e divertida”, convida. Com origem calcada na Grécia antiga, a palavra teatro significa “lugar de onde se vê”. Segundo historiadores, sua origem está ligada a religião, porém, com o tempo se adaptou, expressando também sentimentos e histórias da vida cotidiana.
COMO SE INSCREVER
Os documentos necessários para a inscrição das crianças são: RG ou certidão de nascimento, caderneta de vacinação, histórico escolar, comprovante de matrícula escolar e 1 foto 3×4.
O responsável precisa apresentar RG, CPF, comprovante de endereço e renda familiar. As inscrições terminam no dia 21 de janeiro, porém, pelo telefone 16 (16) 3014-1283, podem ser obtidas informações sobre vagas remanescentes.
HISTÓRICO
Desde a sua fundação, em 2018, o Instituto Fábrica de Vencedor beneficiou mais de 500 crianças e adolescentes. Atualmente, suas atividades culturais são subsidiadas pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, por meio dos patrocínios das empresas: Grupo Morada Logística, JBT, DrogaVen, ASW Brasil e ICRA.
Ainda neste ano, conta com Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo ProAC Direto (projeto selecionado em edital), além da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte LPIE selecionado em edital, subsidiando o Núcleo de Atividades Esportivas (NAE) – braço esportivo do Instituto. A empresa Invillia também é parceira nesta empreitada.