Enquanto o disco de estreia não chega, os Caramelows lançam mais um feat, agora em parceria com a banda curitibana Mulamba, composta somente por mulheres. O feat “Dandara”conta também com a participação da cantora Mel (ex- banda Uó) e a artista Agnes.
“Dandara” estreou nas plataformas nesta quinta-feira (17) e traz a temática da transfobia, em memória a travesti Dandara dos Santos, torturada e assassinada em Fortaleza em 2017.
“Quando elas nos chamaram para participar de Dandara, ficamos já impressionados com o poder lírico da canção, é uma letra muito forte e necessária. A música é poderosa”, comentou Péricles Zuanon, baterista dos Melows.
A percussionista dos Caramelows, Marja Lenski, avaliou que a letra da música refletiu no arranjo mais rebuscado da canção.
“A música tem um arranjo muito rebuscado, não é nada pop, porém, conseguimos traduzir muito bem a história de Dandara que é uma história muito pesada, não que seja um arranjo pesado mas reflete isso”, frisou Marja.
No momento, os Caramelows estão em processo de gravação do disco de estreia, que deve chegar em junho.
MÚSICA É POLÍTICA
O baterista Péricles contou que durante o ensaio, a cantora Cacau de Sá, da Mulamba, lembrou a todos sobre o poder e peso da história de Dandara, unindo música e política.
“Em determinado momento, a Cacau parou o ensaio para lembrar a gente do poder e peso da história da Dandara, que foi uma travesti espancada ,surrada e torturada em um crime de ódio. Ela parou para nos lembrar que não estávamos apenas fazendo música, e sim política”, apontou.
A música foi gravada em 2019 no Red Bull Station, e teve a produção do araraquarense Rafael Barone, baixista e produtor dos Caramelows.
Embalada em MPB , percussão fina e com letra poderosa, a música contagia e passa o recado.
“Dandara padeceu como Messias, vítima da transfobia. Pátria nossa, pai hostil”, cantam no refrão.
Mulamba é uma banda composta somente por mulheres e foca em temáticas como o empoderamento feminino, violência contra a mulher, combate ao machismo e igualdade de gênero.
ESCUTE A MÚSICA