- Publicidade -
Lazer e culturaCarnaval 2024: destinos para cair na folia ou descansar partindo de Araraquara

Carnaval 2024: destinos para cair na folia ou descansar partindo de Araraquara

acidade listou destinos próximos da Morada do Sol para quem ainda busca opções de locais para curtir o Carnaval, ou ficar longe da folia

- Publicidade -

Com o Carnaval batendo à porta, muitas pessoas planejam viagens para curtir a folia ou até mesmo aproveitar os dias de folga para encontrar um refúgio longe das badalações. Para quem ainda busca opções, o acidade on listou destinos partindo de Araraquara.

As sugestões vão desde lugares com os tradicionais blocos de rua, os desfiles de escolas de samba, turismo de aventura ou até mesmo a tranquilidade de hotéis fazendas, eco resorts e campings. Os destinos escolhidos estão a apenas um “tanque de combustível” de distância.

- Publicidade -

Mas, se engana quem pensa que mesmo para um simples bate e volta não deve existir planejamento. Para a professora universitária Nádia Pizzolitto, existem alguns passos essenciais a serem seguidos para evitar perrengues na hora de cair na estrada.

“Independente da preferência, o que não pode deixar de realizar é o planejamento adequado da viagem. E olha que mesmo assim ainda podem surgir perrengues. Mas ainda sou do time de que é melhor ter história para contar do destino turístico, da gastronomia, da altura da cachoeira, da paz do lugar, da cultura do local, do frio na barriga da montanha russa, do que algo que possa atrapalhar”, explicou a especialista.

Nádia Pizzolitto, professora universitária

“A primeira coisa para estabelecer é o roteiro que será realizado e se há possibilidade de hospedagem ou não, as opções de alimentação, se é permitido o deslocamento de carro e é bem válido garantir o estacionamento também. E claro, dependendo do destino turístico, as opções vão ampliando ou restringindo de acordo com as necessidades do turista”, completou.

Estão indicadas cidades em que é possível partir de Araraquara e voltar gastando apenas um tanque de combustível – pensando em um veículo com tanque de 45 litros e faça uma média de 10 quilômetros por litro: Taquaritinga (63,2km), Matão (33,3km), Rio Claro (107,2km), Analândia (88,9km), Barra Bonita (97,2km) e São Pedro (125km).

“Pensando de forma geral, é pesquisar o trajeto antes, estudar possíveis rotas, revisão do veículo, estar com os documentos dos veículos e os passageiros também munidos dos seus, pois é algo que vemos causar bastante dor de cabeça. O celular, claro, dependendo onde for, pode não se conseguir utilizar, porém, na estrada pode ser extremamente útil para orientar uma rota ou no próprio local pedir uma comida ou um remédio. Por isso, o carregador precisa estar junto. Pensando nesse contexto de remédios, sempre vale estar com seu kit de medicamentos e emergência, ainda mais se o perfil for de desbravar os locais mais afastados”.

Nádia Pizzolitto, professora universitária

Como a região oferece boas opções para aventuras, também é válido ter cuidados específicos com a alimentação, hidratação e até mesmo com o uso de repelentes e protetor solar.

“Cada um sabe suas necessidades, mas é importante para trilhas e cavernas estar com vestuário próprio, castanhas se pode consumir, frutas como banana, e um doce de rápida absorção para não atingir picos hipoglicêmicos no meio da atividade. São dicas que geralmente damos aos turistas, pois na empolgação de desfrutar daquele momento, é possível se esquecer do óbvio, como por exemplo, beber água”, reforçou a especialista.

- Publicidade -

Como nem sempre as pessoas dispõem de carro ou motocicleta para ir até um desses destinos, seja de ônibus ou até mesmo excursão, o turista deverá estar atento a sua documentação pessoal e também ao planejamento para ter menos dor de cabeça na hora de viajar.

“Vai de ônibus? Compra a passagem e não deixa para a última hora, pois essas datas são complicadas e pela correria do dia a dia vamos deixando e corre o risco de chegar lá e não ter o dia e horário escolhido. Vai de excursão? Busque uma agência que vai realizar seu passeio e tenha um guia credenciado pela Cadastur, que é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico, do Ministério do Turismo”, orientou.

Nádia Pizzolitto, professora universitária

Por fim, se o destino for mais distante do que os listados na reportagem e a viagem necessitar ser feita de avião, a especialista ressaltou a importância de estar atento para possíveis vacinas que podem ser exigidas no destino e conferir se a saúde está em dia antes de embarcar.

“Se for de avião, verifique seus documentos – assim como para os outros meios -, avalie a necessidade de vacinas para o destino escolhido e também o seguro viagem, assim como para os transportes coletivos. Uma dica especial para os deslocamentos aéreos é buscar uma avaliação médica, existem várias restrições e cuidados para determinados passageiros em decorrência de medicações, enfermidades e outros acometimentos”, finalizou.

DICAS DE DESTINOS PARA CAIR NA FOLIA

TAQUARITINGA – 63,2 KM DE DISTÂNCIA

Um dos destinos mais conhecidos na região de Araraquara pelas celebrações de Carnaval é Taquaritinga. A cidade programou cinco noites de folia a partir desta sexta-feira (9). Entre as atrações estão o trio elétrico Batatão, dois dias de cortejo com desfiles dos blocos e escolas de samba e dois dias com a tradicional Jardineira da Tarde. A estrutura será montada no Centro e vale ficar atento com as interdições e regras específicas para esse período.

Carnaval em Taquaritinga é um dos mais tradicionais da região (Foto: Prefeitura)

MATÃO – 33,3 KM DE DISTÂNCIA

A cidade de Matão é uma das mais próximas da Morada do Sol e possui uma tradicional celebração. O Tô Matão acontecerá entre sexta-feira (9) e terça-feira (13), com desfile de blocos de rua, trio elétrico e inúmeras atrações musicais. Toda a programação é gratuita e a Prefeitura da Terra da Saudade também preparou esquema especial para a folia.

Matão mantém tradição de blocos de rua e trio elétrico para animar foliões (Foto: Divulgação)

RIO CLARO – 107,2 KM DE DISTÂNCIA

Apesar de mais distante de Araraquara, a cidade de Rio Claro ainda mantém a tradição dos desfiles das escolas de samba. Ao todo, serão três dias de celebrações de Carnaval com escolas do grupo especial e do grupo de acesso em 2024, no sábado (10), domingo (11) e terça-feira (13), no espaço multiuso, na Rua 3A, entre os bairros Jardim América e Jardim Floridiana.

Rio Claro mantém tradição dos desfiles de escolas de samba (Foto: Prefeitura)

DICAS DE DESTINOS PARA FUGIR DA FOLIA

ANALÂNDIA – 88,9 KM DE DISTÂNCIA

A cidade de Analândia se destaca no turismo do interior do estado de São Paulo devido ao clima agradável o ano todo, além das belezas cênicas e instagramáveis. O destaque é o morro do Cuzcuzeiro e as cachoeiras, em especial a Salto do Major Levy, que fica dentro da cidade, de fácil acesso, permite banho e possui restaurante. Já o Centro da cidade possui opções gastronômicas para toda a família e a cidade possui pousadas imperdíveis, inclusive, muitas delas afastadas do agito característico de qualquer cidade em meio ao Carnaval.

Analândia possui clima agradável e belezas naturais, como o morro do Cuscuzeiro (Foto: Divulgação)

BARRA BONITA – 97,2 KM DE DISTÂNCIA

Barra Bonita é uma estância turística às margens do rio Tietê, com atrativos históricos, naturais e os tradicionais passeios de barcos turísticos para até 600 pessoas. Este, inclusive, é o lazer mais procurado por turistas, que viajam por um rio Tietê limpo, navegável e com diferentes espécies de peixes. A atração mais divulgada é a eclusagem, onde as embarcações fazem uma manobra que, em média, tem duração de 12 minutos para subir e 12 minutos para descer.

Barra Bonita é destino conhecido pela eclusagem de embarcações (Foto: Divulgação)

SÃO PEDRO – 125 KM DE DISTÂNCIA

O município de São Pedro possui boa estrutura de hospedagem, gastronomia refinada e atrativos incríveis para o turista. A estância integra o Circuito da Serra do Itaqueri e se destaca pelos hotéis fazendas, parques ecológicos e de ecoturismo, trilhas, passeios a cavalo, restaurantes, atrativos culturais e naturais. Todos os atrativos estão disponíveis em um extenso Mapa Turístico que pode ser encontrado no site da Prefeitura.

São Pedro é conhecida por suas tradicionais cachoeiras, como a do Escorregador (Foto: Prefeitura)
- Publicidade -
Walter Strozzi
Walter Strozzihttp://www.acidadeon.com/araraquara
Formado em Jornalismo pela Uniara (Universidade de Araraquara), Walter Strozzi é repórter no acidade on desde 2018. Anteriormente atuou na Tribuna Impressa, Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal e CBN Araraquara.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -