- Publicidade -
Lazer e culturaChorinho e feira gastronômica movimentam Museu Ferroviário

Chorinho e feira gastronômica movimentam Museu Ferroviário

Ação gratuita celebra o Dia Internacional dos Museus no domingo (22) com programação das 10 às 17 horas e participação de vários empreendedores de Araraquara

- Publicidade -

 

Grupo de chorinho Sarambeque retorna aos palcos de Araraquara (Foto: Divulgação)
Grupo de chorinho Sarambeque toca no Museu no domingo (22) (Foto: Divulgação)

- Publicidade -

 

 

 

 

 

- Publicidade -

 

 

 

 

 

 

O chorinho e o maracatu dão o tom à feira gastronômica que será realizada neste domingo (22) no Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo, das 10 às 17 horas.  

 A Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart, por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, promovem a feira a fim de celebrar o Dia Internacional dos Museus, celebrado no último dia 18.

As atrações musicais com chorinho contam com apresentações de: Pedro Luís Freitas e Quarteto, das 11 às 13 horas; e do Grupo Sarambeque, das 14 às 16 horas.

“Pedro Luiz Freitas e Quarteto” apresenta o bandolinista Pedro Luiz Freitas acompanhado por: Oliver Kofi (Violão 7 cordas), Eduardo Nascimento (Cavaquinho) e Henrique Brandão (Pandeiro). O grupo, além de releituras de choros, também apresenta seu trabalho autoral.

Depois, o grupo Sarambeque apresenta a pesquisa que norteia as atividades do grupo, com muita variedade rítmica, melódica e harmônica do choro, na tentativa de entender as suas diferentes manifestações, como o choro sambado, o choro-seresta, o maxixe, o tango brasileiro e a valsa.

A Cultura Popular ganha espaço com o grupo Maracatu Sementes Crioulas, das 13 às 14 horas, com apresentação de loas autorais (loas são as “músicas” dentro da cultura da tradição do maracatu) e também da Nação Leão da Campina (Recife Pernambuco). Jorge Rufino, coordenador do grupo, conta que aproximadamente 12 batuqueiros participam da apresentação, sendo a maioria oriunda do Valle Verde, bairro onde o projeto nasceu e desenvolve suas atividades.

ROLÊZÃO
Além do chorinho e maracatu, a programação da feira apresenta também: museu aberto para visitação, ferreomodelismo, feira gastronômica, livros com autores da cidade, artes e artesanato. Diversos expositores participam desta edição que está mais voltada para a gastronomia, com diversidade de produtos artesanais e frescos.

Entre as delícias em exposição, haverá: cozinha mexicana, árabe, baiana, sorvete italiano, café, caldo quente, pães e bolos, hambúrguer e pastel. Um time grande de empreendedores da gastronomia participa do encontro: Bolaria, CoffeeTaste, Confeitaria da Tia Rô, Gelato Borelli, Lino Hamburgueria, Los Linos Mexican Food, Marcia Gibran Cozinha Árabe, Padoka, Papilas Beer Kombi, Pastel Lelo e Valéria Acarajé.

O Coletivo Ê.mana Artes leva alguns de seus expositores à feira do Museu Ferroviário. Com trabalhos artesanais produzidos em Araraquara e região, os artigos se dividem nos segmentos: acessórios, infantil e moda. Variadas opções de presente estarão disponíveis com preços acessíveis e facilidade no pagamento.

A literatura tem destaque com os autores locais que ganham espaço nesta edição da feira com a Geringonça Editora e a participação do COLE SA – Coletivo de Escritores de Araraquara. Também, a exposição de maquetes com a Associação de Ferreomodelismo de Araraquara estará disponível para observação.

Toda a programação é gratuita. O Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo está localizado na Rua Antônio Prado, s/nº, no Centro de Araraquara, na antiga Estação Ferroviária.

SERVIÇO:

Feira gastronômica – Dia Internacional dos Museus

Local: Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo (Rua Antônio Prado, s/nº – Centro / antiga Estação Ferroviária)

Data: domingo (22 de maio)

Horário: das 10 às 17 horas

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -