O professor de matemática, engenheiro, compositor e sambista araraquarense Marcelo Longo Vida, mais conhecido como Teroca, realizará uma “live” de lançamento de seu livro de estréia, “A arte da coincidência: o código matemático da existência”.
A obra, publicada pela Editora Casa da Árvore, explora relações intrigantes entre expressões numéricas e fenômenos diversos evidentes no mundo, no universo e na cultura humana.
Unindo disciplina matemática e intuição, o autor identifica correlações entre cinco números especiais em busca de um código matemático capaz de explicar padrões subjacentes à criação, à vida e à natureza.
A “live” será realizada em formato de entrevista ao vivo, nesta segunda, dia 25 de janeiro, às 19 horas, com transmissão pelo Facebook, através da página de divulgação da obra na rede social: https://www.facebook.com/MarceloTeroca/.
A entrevista será conduzida pelo jornalista e professor universitário Francisco Rolfsen Belda.
Nela, serão abordadas relações entre matemática e cultura humana no contexto da obra de Teroca, incluindo conhecimentos sobre a razão áurea, a tábua logarítmica e os números primos, com aplicações vão da arquitetura à biologia, da engenharia à epidemiologia, da música às artes plásticas.
O livro “A arte da coincidência”, com 564 páginas, pode ser adquirido pelo site do músico, www.marceloteroca.com.br.
Por meio das redes sociais, também estão sendo sorteados exemplares gratuitos da obra.
Para participar, os internautas devem deixar um comentário sobre as relações entre matemática e padrões de ordenação e organização da natureza e compartilhar o post com seus amigos.
O vencedor será escolhido por meio de sorteio online e o resultado será informado no dia 31/1.
QUEM É TEROCA
Marcelo Longo Vidal, conhecido como Teroca, nasceu em Araraquara, interior de São Paulo.
Formou-se na Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo, e atuou por mais de trinta anos como professor de matemática e como engenheiro.
É sambista, cantor e compositor, com três discos lançados. Desde o início da década de 1990, idealizou e organizou dezenas de projetos musicais e culturais. Também apresenta um programa de rádio semanal sobre samba e choro e escreve sobre música e cultura brasileira com regularidade para jornais.
Foi fundador de blocos carnavalescos, compositor de sambas-enredos e o primeiro presidente do Clube do Samba de Araraquara. No futebol dente de leite e juvenil, formou dupla de área com o jogador Careca.
SERVIÇO:
“A arte da coincidência: o código matemático da existência”
564 páginas, Editora Casa da Árvore, 2020