Com uma programação extensa e caprichada, a 1ª edição da FliSol – Festa Literária da Morada do Sol, foi divulgada nesta última quinta-feira (25), no auditório da Biblioteca Municipal Mário de Andrade.
A FliSol é um projeto de incentivo à leitura que alinha a literatura a outros segmentos artísticos para fomentar o conhecimento e a valorização do patrimônio cultural imaterial brasileiro.
Nessa primeira edição, o homenageado será o escritor, contista e jornalista araraquarense Ignácio de Loyola Brandão, que em 2019 tomou posse da cadeira 11 da Academia Brasileira de Letras.
LEIA MAIS
Da roça ao prato: o dia a dia dos feirantes de Araraquara
Capoeira ancestral é destaque em show no Sesc Araraquara
Ignácio possui uma vasta produção literária, tendo sido traduzido para diversas línguas. Recebeu, entre outros prêmios, o Jabuti em 2008. Em 2016 foi agraciado pela Academia Brasileira de Letras com o Prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra.
Esta homenagem, além de ser o reconhecimento de um grande autor brasileiro pelo seu conjunto de obras, tem como proposta incentivar a leitura e a escrita de crianças, adolescentes e jovens araraquarenses.
O evento, realizado pelo Instituto Colibri, tem a parceria da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, e contará com várias ações.
FESTA
O pré-lançamento desta quinta foi comandado pela coordenadora do Instituto Colibri, Bernadete Passos, que apresentou os participantes, parceiros e a programação da festa que será realizada nos meses de outubro e novembro, contando com programações para atender os públicos adulto, juvenil e infantil.
“A nossa vontade de trazer uma festa literária para a Morada do Sol está sedimentada há alguns anos e já era para ter acontecido, mas com a pandemia, nós seguramos um pouco. A importância de uma festa literária é justamente o incentivo à leitura para todos e todas, para termos uma cidade de leitores e leitoras. Araraquara tem todo o potencial e com certeza vai acolher, vai usar e vai curtir essa festa”, apontou.
Ela comentou sobre a importância do homenageado para a cidade.
” Esperamos que essa festa tenha muitos anos, mas por ser a primeira, tínhamos que homenagear o nosso grande autor, Ignácio de Loyola Brandão. Ele é um autor maravilhoso, araraquarense, tem uma obra literária vasta e é o nosso homenageado. Estamos levando para as escolas um material didático para as professoras fazerem seus trabalhos em cima do trabalho de Ignácio de Loyola Brandão”, comentou Bernadete.
A secretária de Cultura, Teresa Telarolli, acredita que a FliSol será um divisor de águas na história cultural do município.
“Araraquara tem espaço, tem esse anseio e tem essa efervescência. Uma festa dessa natureza estimula a produção literária, garante circulação, garante visibilidade e tem uma questão de mercado que se instala, então acredito que Araraquara terá um antes e um depois a partir disso. Homenagear o Ignácio é a decisão mais fácil porque é um grande escritor, é um imortal da Academia Brasileira de Letras, mas ele vai muito além disso. Ele tem um vínculo com a cidade, que ele estimula e alimenta, além de ter um reconhecimento da cidade também. Então pelo conjunto de sua obra e pelo cidadão que ele é, é uma homenagem mais do que justa e não poderia ser diferente”, salientou.
FALA IGNÁCIO!
Por meio de um vídeo apresentado no telão, Ignácio de Loyola Brandão enviou seu recado aos organizadores e participantes da festa.
“Esse é um momento em que eu estou muito contente e muito feliz, porque são os primeiros passos que são dados em Araraquara para a primeira FliSol. As feiras literárias têm sido incentivadas e organizadas por todo esse Brasil. São centenas de feiras literárias, para não dizer quase mil, que visam a formação de leitores, atrair o público para o livro, falar dos autores. As feiras têm sido fundamentais. Em um momento em que a cultura é renegada a um quinto lugar, essa é uma voz de renascimento e de resistência”, ressaltou.
PROGRAMAÇÃO QUENTE
A “Esquenta” será realizada nos meses de agosto a setembro de 2022, com atividades do segmento literário, provocando o interesse pela leitura e estimulando a participação da cidade e região.
Mas o evento que promete movimentar a cultura local será o lançamento da Flisol, marcado para o dia 4 de novembro, quando Ignácio de Loyola Brandão participará de uma roda de conversa com a presença do diretor, ator, dramaturgo e encenador araraquarense José Celso Martinez Corrêa.
A presença do teatrólogo foi um pedido do próprio escritor. A agenda da Flisol conta ainda com exposição, diálogos, oficina de processo criativo, feira de trocas de livros, mesas literárias, atividades para crianças e muito mais.
A programação, no entanto, ainda está aberta para novas propostas, que podem ser integradas ao cronograma antes de seu lançamento.
A realização é feita pelo Instituto Colibri, e conta com os seguintes parceiros: CEAR (Centro de Eventos de Araraquara e Região), SENAC de Araraquara, Faculdade de Ciências e Letras/ Campus Araraquara, Sesc Araraquara e EPTV e Secretaria Municipal de Cultura e Fundart.
PROGRAMAÇÃO (aberta para novas propostas)
Abertura
4 de novembro
18h30 – Abertura da exposição Ignácio de Loyola Brandão
Artista visual: Lauro Monteiro
Curadoria de textos: Silvana Santoro
20h30 – Mesa de abertura
Convidados: Ignácio de Loyola Brandão e José Celso Martinez Corrêa
Atividades do Senac
Lançamento do e-book “Manual do Aprendiz” – Roda de conversa
5 de setembro – 10h
Local: Auditório do Senac Araraquara
Um mergulho nas crônicas de Ignácio de Loyola Brandão
26 a 30 de setembro – 9h e 15h
Local: Auditório do Senac Araraquara
Oficina de processo criativo com palavras e imagens
19 e 21 de setembro – 9h às 12h
27 e 29 de setembro – 14h às 17h
Local: Espaço Senac
Ler pra quê? Feira de troca de livros
3 a 7 de outubro – 9h às 21h
Local: Jardim do Senac
Literatura e infância – Histórias no jardim
Dias e horários: a definir
Público: Creche do Carmo
Local: Jardim do Senac
Mesas literárias
31 de outubro e 1º de novembro, 19h
Local: Auditório do Senac Araraquara
Pés de livros
31 de outubro, 1º e 3 de novembro, 9h e 15h
Local: a definir
Ignácio ao pé do ouvido
4 de novembro, 19h30
Local: Saguão do CEAR
Exposição fotográfica
4 a 6 de novembro, 19h30
Local: Saguão do CEAR
Atividades da Unesp
Pés de livros com Projeto vivendo a cidade e Projeto Beco
22 de outubro, 15h
Local: Parque do Jardim Botânico
Literatura e o audiovisual
25 de outubro, 19h30
Local: Unesp – Chácara Sapucaia
Mesa: Literatura, cinema e ditadura no Brasil contemporâneo
26 de outubro, 19h30
Local: Unesp – Câmpus (anfiteatro)
Mesa: Literaturas, culturas e histórias negras
27 de outubro, 19h30
Local: Unesp – Campus (anfiteatro)
Atividades do Sesc
Literatura e infância nos assentamentos
5 de outubro, 10h
Locais: Assentamentos Monte Alegre e Bela Vista
Mesa “A queda do céu”
5 de novembro, 16h
Local: Sesc
Literatura indígena
5 de novembro, 20h30
Local: CEAR
Semeando leitura
6 de novembro, 10h
Local: Parque do Jardim Botânico
Racismo estrutural
6 de novembro, 18h
Local: CEAR