Araraquara tem tradição de excelentes artistas e músicos que brilham pelos palcos mundo afora. No dia da Música, comemorado nesta segunda-feira (22), a reportagem do ACidadeON Araraquara apresenta alguns artistas da cidade que você precisa conhecer.
1 – LINIKER
A cantora araraquarense Liniker dispensa maiores apresentações. Dona de uma voz inconfundível e muito talentosa, a cantora possui parcerias com Milton Nascimento, entre outros medalhões da música brasileira. Mulher negra trans, é referência e influência para comunidade LGBTQIA+.
Lançou seu último disco em outubro “Indigo Borboleta Anil”, muito bem recebido pela crítica musical especializada. Foi destaque em painéis da Time Square, em Nova York, e foi capa da revista Elle. Também estreou nas telas como a protagonista trans Cassandra, em “Manhãs de Setembro”.
2- CARRAPICHO RANGEL
Mais um músico talentoso da Morada do Sol. O bandolinista araraquarense Carrapicho Rangel começou na escola de samba do Yolanda Ópice aos 7 anos e hoje é reconhecido internacionalmente.
Multinstrumentista, ele toca bandolim, cavaquinho, violão e outros instrumentos de percussão. É considerado um dos melhores instrumentistas do país. Tem vários discos gravados e participações em inúmeros festivais do Brasil e exterior.
3 – PAULO MARTELLI
Considerado um dos gênios do violão brasileiro, o araraquarense Paulo Martelli se especializou fora do país e tem vários discos gravados, além de prêmios acumulados. Idealizou o Movimento Violão no Brasil, é um dos principais intérpretes de violão de 11 cordas do mundo.
Hoje ele leciona na Fundação Magda Tagliaferri/Cultura Artística e também como professor substituto na Unesp. Na pandemia, realizou a série “Nós no violão” em seu canal do Youtube onde explica de forma didática assuntos relacionados ao instrumento.
4 – CARAMELOWS
Soul, funk setentista, groove, jazz e rock fazem parte do caldeirão sonoro dos Caramelows, banda de Araraquara que acompanhou a cantora Liniker até 2020.
No decorrer de 2020, a banda de Araraquara lançou o single triplo “Melows em Casa” com colaborações da rapper espanhola Indee Styla em “Siente el calor”, com a moçambiacana Selma Uamusse em “Pote de cores” . No último dia 12 de novembro, a banda lançou o single “Sozinho” junto ao cantor Edoux.
Os Caramelows já participaram de diversos festivais nacionais e internacionais, e são uma das bandas mais requisitadas da cidade em parcerias e projetos (inter)nacionais.
5 – MANU CAVALARO
Cantora, compositora, pianista, intérprete, Manu Cavalaro é uma potência. Filha de músicos, iniciou na música aos 8 anos. De lá pra cá são mais de 15 anos de carreira e atuou com importantes nomes da música brasileira, como Itiberê Zwarg, Renato Braz, entre outros.
Manu também é criadora de conteúdo digital sobre canto e possui centenas de alunos pelo mundo afora em cursos de canto online.
Neste ano lançou seu último disco, o álbum “Canções Para Iluminar o Mundo”, com músicas escolhidas a dedo que apresentou em várias lives durante a pandemia.