Comemorado neste sábado (30), o Dia do Ferroviário será festejado no Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo, antiga sede da estação ferroviária de Araraquara.
Com entrada gratuita, a festa promovida pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, será realizada das 10 às 16 horas, com feira de artes e artesanato, shows musicais e estandes com comes e bebes.
O evento, com realização da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, homenageia os trabalhadores das estradas de ferro que tanto ajudaram no desenvolvimento das cidades da região de Araraquara.
Para tanto, a festa contará com feira de empreendedores locais, organizada pelo Coletivo Ê.mana Artes; exposição de três maquetes com a Associação de Ferreomodelismo de Araraquara; chorinho ao vivo, com a participação de Oliver Kofi e Grupo (11h), Sarambeque (13h15) e Trio Zabumbê (14h45); além das delícias do cardápio do Açaizeiro, Bolaria e Cervejaria Papilas, à venda na área de gastronomia.
“A ideia é celebrar ocupando o espaço do museu com atividades interdisciplinares. Uma festa que exalte a história desta importante comunidade, já que neste momento estamos mais flexíveis para eventos presenciais”, aponta o coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, Weber Fonseca.
FEIRA DE ARTES E CHORINHO
O Coletivo Ê.mana Artes leva um time de 27 expositores ao Museu Ferroviário. Com trabalhos artesanais produzidos em Araraquara e região, os artigos se dividem em diversos segmentos, como: decoração, autocuidado, gastronomia, infantil, moda e acessórios.
Variadas opções de presente, inclusive para o Dia das Mães, estarão disponíveis com preços acessíveis e facilidade no pagamento. Produtos feitos artesanalmente por artistas e empreendedores locais demonstrarão afeto, carinho e a força do empreendimento local com produtos de qualidade.
Para animar a festa, o chorinho comanda o ritmo da festa, com Oliver Kofi e Grupo, Sarambeque e Trio Zabumbê.
Oliver Kofi e Grupo abrem a programação às 11 horas. O trio de música instrumental brasileira, foi fundado com o propósito de estudar, conhecer e divulgar essa vertente da música, tocando chorinho, samba, bossa nova, baião, frevo, entre outros rítmos.
Com a intenção de estudar a música instrumental, o guitarrista e violonista Oliver Kofi, convidou seus amigos, Conrado Silva (bateria e percussão) e Bruno Bento Costa (cavaquinho), para desenvolver esse trabalho de estudo e pesquisa musical.
A apresentação do grupo Sarambeque, às 13h15, traz a pesquisa que norteia as atividades do grupo com muita variedade rítmica, melódica e harmônica do choro, na tentativa de entender as suas diferentes manifestações, como o choro sambado, o choro-seresta, o maxixe, o tango brasileiro e a valsa.
O Grupo Sarambeque – Choro Tradicional, criado em 2014, também busca entender como as influências europeias e africanas se misturaram tanto na rítmica quanto nas harmonias e melodias para resultar neste gênero único e exclusivamente brasileiro que é o choro.
Por fim, às 14h45 é a vez do Trio Zabumbê, também formado em 2014. Formado pelo guitarrista Fabiano Marchesini, o baixista acústico Cleber Fogaça e o baterista Beto Figueiredo, o trio apresenta uma sonoridade forte e marcada pela criatividade.
Os músicos – com vasta experiência adquirida em seus projetos paralelos – contam com apresentações e gravações ao lado de nomes importantes da música, além de atuarem em vários projetos e festivais pelo interior paulista.
A entrada para o evento é gratuita.
SERVIÇO:
Comemoração Dia do Ferroviário
Local: Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araujo
Dia: sábado (30 de abril)
Horário: das 10 às 16 horas
Atrações:
– Feira de artes com Coletivo Ê.mana Artes
– Exposição de maquetes com a Associação de Ferreomodelismo de Araraquara
– Chorinho ao vivo: Oliver Kofi e Grupo (11h), Sarambeque (13h15) e Trio Zabumbê (14h45)
– Cardápio gastronômico: Açaizeiro, Bolaria e Cervejaria Papilas