- Participe do nosso grupo no WhatsApp (Clique aqui)
- Participe da nossa comunidade no Telegram (Clique aqui)
“Tesouro Natterer”, dirigido pelo diretor de Araraquara Renato Barbieri, foi eleito o vencedor da competição brasileira de longas ou médias-metragens na 29ª edição do festival internacional de documentários “É Tudo Verdade”.
Formado pela documentarista, historiadora, professora e ativista Edileuza Penha de Souza, pela editora de som Miriam Biderman e pelo cineasta Walter Lima Jr, o júri justificou a escolha “pelos compromissos com pesquisa, com o tempo e a memória, pela bela fotografia”. O festival marcou a estreia da produção no País.
O documentário aborda a possibilidade de repatriação de mais de duas mil peças etnográficas pertencentes a 68 povos originários do Brasil. A obra pretende, através da coleção de Johann Natterer, fazer uma ponte entre o Brasil de hoje e de 200 anos atrás.
O festival internacional de documentários “É Tudo Verdade” exibiu em 2024 um total de 77 produções entre longas, médias e curtas-metragens de 34 países. Os vencedores da 29ª edição foram anunciados no último sábado (13), em São Paulo.
QUEM É RENATO BARBIERI?
Nascido em Araraquara e irmão do ex-prefeito Marcelo Barbieri, Renato é cineasta e diretor de criação da GAYA Filmes, sediada em Brasília. Como diretor, produtor e roteirista, realiza filmes de longa-metragem e séries para a televisão nos formatos de ficção, documentário e animação, sempre tendo como foco produtos audiovisuais de relevância social e ambiental. Um de seus últimos trabalhos foi o longa “Pureza”.