- Publicidade -
Lazer e culturaDiretor de Araraquara vence festival de cinema com documentário sobre preservação da memória

Diretor de Araraquara vence festival de cinema com documentário sobre preservação da memória

Renato Barbieri apresentou “Tesouro Natterer” no festival e levou prêmio de R$ 20 mil e troféu “É Tudo Verdade”

- Publicidade -

“Tesouro Natterer”, dirigido pelo diretor de Araraquara Renato Barbieri, foi eleito o vencedor da competição brasileira de longas ou médias-metragens na 29ª edição do festival internacional de documentários “É Tudo Verdade”.

Formado pela documentarista, historiadora, professora e ativista Edileuza Penha de Souza, pela editora de som Miriam Biderman e pelo cineasta Walter Lima Jr, o júri justificou a escolha “pelos compromissos com pesquisa, com o tempo e a memória, pela bela fotografia”. O festival marcou a estreia da produção no País.

- Publicidade -

O documentário aborda a possibilidade de repatriação de mais de duas mil peças etnográficas pertencentes a 68 povos originários do Brasil. A obra pretende, através da coleção de Johann Natterer, fazer uma ponte entre o Brasil de hoje e de 200 anos atrás.

O festival internacional de documentários “É Tudo Verdade” exibiu em 2024 um total de 77 produções entre longas, médias e curtas-metragens de 34 países. Os vencedores da 29ª edição foram anunciados no último sábado (13), em São Paulo.

QUEM É RENATO BARBIERI?

Nascido em Araraquara e irmão do ex-prefeito Marcelo Barbieri, Renato é cineasta e diretor de criação da GAYA Filmes, sediada em Brasília. Como diretor, produtor e roteirista, realiza filmes de longa-metragem e séries para a televisão nos formatos de ficção, documentário e animação, sempre tendo como foco produtos audiovisuais de relevância social e ambiental. Um de seus últimos trabalhos foi o longa “Pureza”.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -