- Publicidade -
Lazer e culturaDiretora araraquarense é destaque na programação do Sesc

Diretora araraquarense é destaque na programação do Sesc

“Bruxa Preta em Re-Tomada” celebra os 40 anos da bailarina, coreógrafa e diretora araraquarense, Luzinete Silva e envolve artistas da cidade

- Publicidade -

 

 

- Publicidade -
Bruxa Preta em Re-tomada celebra os 40 anos da carreira da diretora araraquarense Luzinete Silva (Foto: Janaina Nogueira)

O experimento-híbrido “Bruxa Preta em Re-Tomada Travessia cinematográfica de dança”, projeto que reúne uma equipe plural de artistas araraquarenses, estará em cartaz no Sesc Araraquara neste sábado (19), às 20 horas.

A obra comemora aos 40 anos de vida de Luzinete Silva, bailarina, coreógrafa e diretora araraquarense, e celebra também sua carreira, resistência artística e seu constante diálogo com outros artistas da cena independente na cidade de Araraquara.  

O experimento ganhou vida a partir do encontro de Luzinete com o cineasta Guilherme Bonini, com o ator e diretor teatral Adriano Reali, e sob a orientação das provocações de Denny Neves, professor e coreógrafo baiano.

- Publicidade -

EM CENA 

Bruxas, curandeiras, guerreiras, feministas habitam o corpo negro feminino em uma jornada de transformações. Dançam em denúncia. É o levante de lutas por territórios e existências, na batalha pela re-tomada de suas próprias histórias.  

Luzinete Silva nos convida ao agora, em conexão com a terra, cavando a si mesma junto às raízes e rituais da ancestralidade afro-brasileira e indígena. No chão híbrido das telas cibernéticas, a mulher dança, e se faz dança em comunidade, em um plugar de memórias e trajetórias.

O tema central da criação cênica almeja valorizar a produção de narrativas feministas, negras e indígenas, em uma re-tomada de poder simbólico na atualidade.  

A fim de falar dessa pluralidade de existências, a maturidade de Luzinete traz a urgência da dança enquanto ato político, o que se desdobra na inquietação de como essa mulher pode dialogar com tantas outras mulheres partindo da sua própria biografia.

A pesquisa e montagem da obra foi realizada ao longo de um ano, sendo viabilizada por meio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Lei Aldir Blanc, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. É um projeto contemplado pelo PROAC Expresso LAB.

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados uma hora antes da sessão. Após a exibição haverá um bate-papo com os idealizadores, Luzinete Silva, Adriano Reali e Guilherme Bonini, e a mediação fica à cargo de Sabrina Kelly.

Informações de acesso: pessoas com mais de 12 anos deverão apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19, evidenciando DUAS doses ou dose única e o comprovante pode ser físico (carteirinha de vacinação) ou digital e um documento com foto. O uso da máscara é obrigatório durante toda a permanência na Unidade.

SERVIÇO

Exibição + Bate-papo

Bruxa Preta em RE-TOMADA Travessia Cinematográfica em Dança

Dia: 19/2 sábado

Hora: 20h

Local: Convivência Grátis – Retirada de convites com 1h de antecedência.

- Publicidade -
Gabriela Martins
Gabriela Martinshttp://www.acidadeon.com/araraquara
Editora do ACidade ON Araraquara e São Carlos, está no portal desde 2018. Formada há 13 anos, atuou como repórter da Tribuna Impressa de Araraquara por mais de sete anos e tem experiência em marketing em mídias digitais -gabriela.martins@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -