Jornalistas de Araraquara e região produziram um belo e potente vídeo documentário sobre o Assentamento Bela Vista: “Desconstruindo o Bela Vista do Chibarro: de Colônia a Assentamento”, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Jornalismo, em 2016.
O documentário está disponível no Youtube e agora faz parte do acervo digital do Sesc, “Itinerários da Resistência, em formato de livreto digital.
Produzido pelos jornalistas Gabriel Santana Conceição, Ramiz Pizzello Zogheib, Simone Ferrarezi de Oliveira e Viviani Regina Marchi, a obra teve ainda a captação e edição do fotógrafo araraquarense Lucas Tannuri, e ilustração de Lucas Lima.
DE COLÔNIA A ASSENTAMENTO
“Desconstruindo o Bela Vista do Chibarro” narra a história sobre o Assentamento Bela Vista, através de depoimentos de seus ex-colonos – hoje assentados, além de ex-funcionários da Usina Tamoio, professores e historiadores.
Para o jornalista Gabriel Santana, o documentário tem um significado muito especial para o grupo pois há o resgate da história e da memória local.
“Acreditamos na importância do resgate histórico e cultural do nosso interior, das nossas histórias e do nosso povo. Se o nosso documentário acrescentar um pouco de conhecimento e visibilidade ao local que é rico em histórias é um sinal que deu certo”, avaliou Santana.
O projeto “Itinerários de Resistência” do Sesc reúne um acervo digital com materiais de 20 comunidades do estado de São Paulo, voltados para a prática do turismo de base comunitária.
ASSISTA AQUI: