Um eclipse parcial da Lua está previsto para ocorrer na noite desta terça-feira (17) e se estender até a madrugada de quarta-feira (18). O fenômeno poderá ser visto em várias partes do mundo, incluindo o Brasil, e será transmitido ao vivo pelo Observatório Nacional.
De acordo com a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, o eclipse acontece quando apenas uma parte da Lua passa pela sombra escura da Terra, conhecida como umbra. “No eclipse parcial, a Lua começa a passar pela umbra, o que faz com que uma parte dela escureça. Isso pode ser observado a olho nu”, explica a astrônoma.
O eclipse terá início às 21h41 (horário de Brasília), com a fase penumbral. O eclipse parcial começará às 23h12, com seu ápice às 23h44. O evento terminará à 1h34 da madrugada de quarta-feira (18).
Nascimento esclarece que, ao contrário dos eclipses solares, não há risco para os olhos ao observar um eclipse lunar, sendo possível acompanhar o fenômeno sem a necessidade de equipamentos especiais.
Além disso, em outubro, haverá um eclipse solar anular, também transmitido pelo Observatório Nacional (Com informações da Agência Brasil).