- Publicidade -
Lazer e culturaFilme 'Marighella' faz pré-estreia no cinema de Araraquara

Filme ‘Marighella’ faz pré-estreia no cinema de Araraquara

Aguardado filme conta história do inimigo número 1 da ditadura militar brasileira

- Publicidade -

"Marighella" estreia nos cinema: Seu Jorge é o protagonista "inimigo número 1" da Ditadura Militar  (Foto: Divulgação)
“Marighella” estreia nos cinema: Seu Jorge é o protagonista “inimigo número 1” da Ditadura Militar (Foto: Divulgação)

 

O aguardado e premiado filme “Marighella” faz a pré-estreia no Cine Center Lupo Araraquara nesta segunda-feira (01), às 21h. O longa-metragem tem a direção de Wagner Moura e Seu Jorge como protagonista.

Considerado o “Inimigo número 1” da Ditadura Militar, Marighella foi um líder revolucionário e guerrilheiro político brasileiro que lutou contra o regime militar.

- Publicidade -

Inspirado na biografia “Marighella – O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo”, de Mário Magalhães, o filme demorou dois anos para estrear nas telonas devido a embates com a Agência Nacional do Cinema (Ancine).

A estreia estava prevista para o dia 20 de novembro de 2019. 

VEJA TRAILER DO FILME 

O Bari International Film Festival, realizado na Itália, coroou Seu Jorge com o prêmio de melhor ator em “Mariguella”, destaque também no Sydney Film Festival, Berlin International Film Festival, Santiago Festival Internacional de Cinema e o Festival do Cinema Brasileiro de Paris.

- Publicidade -

No elenco do filme há ainda os atores Adriana Esteves e Bruno Gagliasso. 

QUEM FOI MARIGHELLA
Carlos Marighella nasceu em Salvador em 1911. Filho de uma baiana e um imigrante italiano, sempre se destacou nos estudos. Abandonou o curso de engenharia civil da Escola Politécnica da Bahia em 1934 e se filiou ao Partido Comunista Brasileiro (PCB).

A partir de então começou intensa militância política e se mudou para o Rio de Janeiro. Foi preso, torturado e solto na ditadura da Era Vargas, e logo após foi eleito deputado federal pelo PCB baiano em 1946.

Na Ditadura Militar foi preso e torturado em um cinema, e decidiu pela luta armada no combate ao regime. Fundou a Ação Libertadora Nacional (ALN) e participou do sequestro do embaixador estadunidense Charles Elbrick.

Após uma longa batalha contra a ditadura, Marighella foi morto em uma emboscada em São Paulo em 1969.

- Publicidade -
Walter Strozzi
Walter Strozzihttp://www.acidadeon.com/araraquara
Formado em Jornalismo pela Uniara (Universidade de Araraquara), Walter Strozzi é repórter no acidade on desde 2018. Anteriormente atuou na Tribuna Impressa, Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal e CBN Araraquara.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -