- Publicidade -
Lazer e culturaHomenagem a Djavan é destaque no Cultura em Rede

Homenagem a Djavan é destaque no Cultura em Rede

O músico araraquarense Marcos Volpe apresenta “Dejavando”, lives da noite ainda contam com Pedro Luiz Freitas e Quarteto e Samba do Mestre Irá

- Publicidade -

 

Marcos Volpe faz homenagem a Djavan nesta sexta-feira (28) (Foto: Divulgação)

- Publicidade -

O músico araraquarense Marcos Volpe é um dos destaques na programação do programa Cultura em Rede – Mês do Trabalhador – desta sexta-feira (28), às 19h.  

A programação é transmitida pelo canal oficial da prefeitura no YouTube no período de 27 a 29 de maio e 03 a 06 de junho, sempre a partir das 19 horas. Toda a programação é online e gratuita.

A noite de lives ainda traz outras duas atrações de peso de artistas da cidade: Pedro Luiz Freitas e Quarteto e Samba do Mestre Irá: Operários do samba.  

Os artistas foram aprovados por meio de edital lançado pela Secretaria de Cultura e pela Fundart, em homenagem ao Dia do Trabalhador.  

DEJAVANDO 

- Publicidade -

Nesse projeto, Marcos Volpe rende homenagem a obra do seu compositor preferido, Djavan, onde mostra a beleza de suas canções, uma dança de harmonias incríveis e letras ricas onde retrata a sensibilidade poética desse intérprete e compositor alagoano que tão bem nos representa fora do país.  

Na apresentação o músico contará com apoio da linda voz da cantora Nalini, dando mais riqueza nas nuances melódicas nos vocais, e também se acompanhará de violão e samplers de computador programados pelo mesmo onde a simulação de uma banda é perfeita o que torna a apresentação mais rica. 

PROGRAMAÇÃO

Nesta sexta-feira (28) os projetos que integram a programação do Cultura em Rede são Marcos Volpe, Pedro Luiz Freitas e Quarteto e Samba do Mestre Irá: Operários do samba.  

19h Marcos Volpe – Dejavando

20h – Pedro Luiz Freitas Quarteto

A apresentação tem como objetivo levar ao público a atmosfera de uma roda de choro, um encontro dos músicos para tocar esse gênero musical que retrata muito bem a nossa cultura. 

O quarteto é composto por Pedro Luiz Freitas (Bandolim), Eloi Brito (Cavaquinho), Oliver Kofi (Violão 7 cordas) e Henrique Brandão (Pandeiro) os músicos fazem um resgate de grandes nomes da nossa música brasileira, como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga.

Por meio de releituras de clássicos como Carinhoso, Noites Cariocas, e Pedacinhos do Céu, o grupo faz um passeio pelo gênero do choro, contando as histórias e curiosidades sobre esse gênero musical.  

A apresentação também é marcada pela virtuosidade dos músicos que através de improvisos e novos arranjos levam para o público todo o ambiente existente em uma roda de choro.

Ficha Técnica

Bandolim: Pedro Luiz Freitas

Violão 7 cordas: Oliver Kofi

Cavaquinho: Eloi Brito

Pandeiro de couro: Henrique Brandão

21h Samba do Mestre Irá: Operários do samba

O projeto “Samba do Mestre Irá: Operários do samba” busca transmitir a mensagem da aproximação do samba raiz com os trabalhadores, os quais foram protagonistas no universo desse ritmo para que essa cultura se tornasse identidade nacional.  

Esse fato levou alguns sambistas a serem considerados “operários do samba”, por suas contribuições e resistência nos processos de transformação e perpetuação dessa cultura tradicional.  

O Samba do Mestre Irá é composto por cinco músicos, dentre eles o banjo se faz presente, para uma representação original da roda de samba e do partido alto, e comandado pelo grande sambista da velha guarda de Araraquara, Mestre Irá, o qual carrega em sua forma de cantar características do samba raiz que não se encontra nos intérpretes atuais.  

Para somar à apresentação e comandar a harmonia, Carrapicho Rangel, multinstrumentista referência nacional na música, tocando violão nessa ocasião, executando os sambas com maestria e sensibilidade.  

No cavaquinho, Fabrício Gabriel, mais conhecido como “Lápis”, e no banjo, Mateus Rodrigues. A percussão é comandada por Julio Fabiano, grande percussionista de Araraquara, juntamente com Mestre Irá, o qual vai revezar entre pandeiro e cuíca, além de interpretar as canções.

Ficha técnica

Nome do Projeto: Samba do Mestre Irá: Operários do Samba

Integrantes: Iracidio Stefanini Borges (Voz, pandeiro/cuíca), Cleber Aparecido

Rangel (violão), Mateus Xavier Rodrigues (Banjo), Fabrício do Amaral Gabriel

(Cavaco), Júlio de Lima Fabiano (Percussão Geral)

SERVIÇO

Cultura em Rede Mês do Trabalhador

Exibição online: YouTube da Prefeitura Municipal

Período: de 27 a 29 de maio e de 03 a 06 de junho.

Horário: a partir das 19h

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -