As inscrições para o Araraquara Rock 2022 estão em alta e já registram um recorde: são 262 bandas inscritas e o fechamento deste número se dará somente no começo de próximo mês, já que as inscrições seguem até o dia 1º de maio, de maneira digital.
“Estou fazendo a pré-avaliação das inscrições e pude observar que o prestígio do festival só cresce. A maior parte são bandas super bem produzidas e já adiantei para os jurados que eles terão um grande trabalho para chegar nas nove classificadas. Estou muito feliz por ver que as bandas se dedicam a criar materiais para divulgar seus trabalhos. Isso só demonstra o trabalho sério que os rockeiros fazem pelos seus sonhos”, informou Flávio Plex, curador do Araraquara Rock. De acordo com o curador, na última edição do Araraquara Rock foram 230 bandas inscritas.
Bandas de diversas partes do país estão inscritas este ano, com participação dos seguintes Estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Plex lembra que, das 262 inscritas, 11 delas são de Araraquara. O curador aponta que as páginas “Araraquara Rock” no Facebook e no Instagram vêm sendo utilizadas como plataformas para consultas das bandas interessadas em participar do evento, para acesso do regulamento e informações gerais ao público. O regulamento também está disponível no site da Prefeitura de Araraquara, no link:
https://www.araraquara.sp.gov.br/governo/secretarias/cultura/ARARAQUARAROCK2022REGULAMENTO.pdf .
INSCRIÇÕES
Bandas interessadas ainda têm a chance de se inscrever até o dia 1º de maio. Podem se inscrever quaisquer bandas, em âmbito nacional e internacional, que trabalhem com material autoral. As inscrições são realizadas somente pela internet.
Para concluir a inscrição, os artistas devem disponibilizar informações, como: release completo da banda; pôster da última apresentação ao vivo; mínimo de três músicas autorais e suas respectivas letras (quando houver) para avaliação; definição de gênero estabelecida (se é banda de Rock ou Metal).
Haverá pagamento às bandas selecionadas, a título de premiação cultural: sendo o valor de R$ 1.000,00 para as bandas vencedoras das seletivas. Ainda, as bandas de cidades que estiverem a mais de 150 km de distância, receberão ajuda de custo de R$ 300,00.
Serão selecionadas nove bandas, através de notas atribuídas pela comissão de seleção, composta por: 5 críticos musicais de Araraquara para seleção de bandas de fora da cidade; e 5 críticos musicais de fora de Araraquara para seletiva das bandas locais. Importante destacar que, entre as nove bandas selecionadas, quatro deverão vir de Araraquara.
A comissão de seleção seguirá os seguintes critérios: qualidade musical e criatividade. A publicação dos resultados será feita no dia 16 de maio de 2022, na página “Araraquara Rock” do Facebook e Instagram, nos Atos Oficiais Municipais, em jornal de circulação local e no site www.araraquara.sp.gov.br Editais da Cultura.
FESTIVAL
Realizado pela Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e FUNDART – Fundação de Arte e Cultura de Araraquara – em parceria com o SESC Araraquara, o Araraquara Rock é realizado todo mês de julho, quando é celebrado o Dia Mundial do Rock, com shows e atividades complementares que valorizam a cena de Rock e Metal que acontece fora do circuito comercial.
O Araraquara Rock é um dos principais festivais de música do país voltados ao cenário independente, além de ser ferramenta fundamental de difusão cultural na cidade.
A edição do Araraquara Rock 2022 integra as comemorações municipais do centenário da Semana de Arte Moderna. Dentre os vários movimentos relacionados à atividade modernista do período, o Movimento Antropofágico foi o escolhido por apresentar maior convergência com os anseios e as lutas do Rock.
Informações gerais sobre o festival estão disponíveis na página oficial “Araraquara Rock” do Facebook, no Instagram e no site da Prefeitura Municipal de Araraquara. O evento conta com coordenação de Carlos Fonseca, coordenador executivo de Cultura, curadoria de Flávio Plex, além de uma comissão organizadora formada exclusivamente para essa edição.