As ruas cobertas pelo branco dos Ipês anunciam: o inverno está chegando ao fim em Araraquara.
Os ipês florescem no período mais frio do ano, entre os meses de julho a setembro, e deixam as ruas da cidade mais belas e coloridas.
De acordo com o biólogo Flaubert Menezes, os ipês roxos abrem a época de reprodução, na sequência vêm os ipês amarelo, rosa e, por último, o branco.
“Durante sua reprodução, as folhas caem, como uma proteção ao inverno seco e o clima frio, liberando suas flores e deixando suas sementes no ambiente. As flores se destacam pela cor, uma adaptação das plantas para atrair os polinizadores. No caso dos Ipês, os polinizadores são as abelhas e os beija-flores”, explica.
VEJA TAMBÉM
Sesi Araraquara é campeão da Liga de Basquete Feminino
Araraquara fecha a semana com mais de dez vagas de emprego disponíveis
CURIOSIDADE
A planta apresenta diversas curiosidades, a começar pelo nome. A palavra Ipê, na língua tupi, significa casca dura e eram utilizadas pelos índios para fazer arcos de caça e de defesa.
“Na região Norte do país a árvore ganha o nome de pau D’arco do Norte. Além disso, outra curiosidade dessa árvore é que ela é considerada símbolo nacional, pois está presente em todas as regiões do país”, ressalta o biólogo.
UMA PLANTA MEDICIAL
Ainda de acordo com o biólogo, a casca do Ipê, a entrecasca e a folha possuem propriedades medicinais, sendo utilizadas no tratamento de amidalites, estomatites, infecções renais, dermatites e varizes. Elas são consideradas também como antidiarréicas, antiinflamatórias, antiinfecciosas e cicatrizantes.