O jornalista araraquarense Rodrigo Viana lança neste domingo (15), na 27ª Bienal Internacional do Livro, em São Paulo, o livro ‘As Cartas que não chegaram’ (editora Patuá). Em mais de 300 páginas, a obra traz cartas do autor ao seu pai, que foi encontrado morto, em 2013, na zona rural de Araraquara, após cometer suicídio.
Por mais de dez anos, Rodrigo dialogou com um interlocutor fantasma para, finalmente, transformar a linguagem em potência e reidentificar o pai em meio ao trauma.
O suicídio do pai, evento que catalisa a narrativa, configura-se em um trauma originário que desencadeia uma série de reflexões e memórias que transborda o tempo linear, remetendo a outras perdas e ausências vividas pelo autor.
Em pré-venda neste mês de setembro, mês da prevenção ao suicídio, o livro ‘As Cartas que não chegaram’ traz reflexões sobre a dor e a necessidade de se falar sobre as feridas psíquicas, que muitas vezes permanecem silenciosas.
A obra de Viana, com sua estrutura fragmentada e fluxo narrativo não-linear, mostra a própria natureza do luto, um processo irregular, sem garantia de fechamento, que exige do sujeito um constante trabalho de elaboração e ressignificação.
O autor afirma que além do fazer literário, quer contribuir para a abertura do diálogo sobre o suicídio e o impacto que ele provoca nas famílias. Suas cartas não são apenas uma tentativa de compreensão da morte do pai, mas também uma homenagem àqueles que se foram, carregando o leitor para uma jornada íntima de dor e resiliência.
SERVIÇO
Lançamento do livro ‘As Cartas que não chegaram’ , de Rodrigo Viana – 27ª Bienal Internacional do Livro
Dia: 15/09 (domingo)
Horário: 13 horas
Local: Diversa Livraria – Estande H78
Mais informações: ascartasquenaochegaram@gmail.com