O Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo ganhou uma nova identidade visual: nesta semana foi anexada, na frente do prédio, uma placa, com grafite do artista araraquarense Murilo Bonet.
Desta forma, os visitantes – assim como os transeuntes e motoristas que passam pela frente da antiga estação ferroviária – podem identificar o prédio onde funciona o museu ferroviário de Araraquara.
A arte desta placa apresenta uma locomotiva da Fepasa, com o escrito “Museu Ferroviário” e faz parte de uma atualização da identidade visual dos museus da cidade proposta pela Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico que, no início deste ano, também efetivou uma nova proposta para a fachada do Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari (MIS) e do Arquivo Público Histórico Professor Rodolpho Telarolli.
O coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, Weber Fonseca, lembra que, no Museu Ferroviário, o visitante pode conferir diversos objetos que fizeram parte da história ferroviária de Araraquara, como: aparelhos de comunicação da extinta EFA (telégrafos e telefones de época), mobílias, relógio, ferramentas – entre outros.
“No prédio do Museu, que preserva as características da época, o visitante poderá observar um painel com a linha do tempo contando a história das ferrovias em Araraquara, do Brasil e do mundo. A locomotiva GM-7005 – um dos bens rodantes tombado pelo Compphara (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico) – foi a escolhida para o painel”, aponta o coordenador.
O Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo está localizado na Rua Antônio Prado, sem número, na antiga estação ferroviária da região central.