Aulas de violão caipira, percussão, canto, teatro, dança , artes visuais, capoeira…Araraquara conta com 52 cursos gratuitos nas Oficinas Culturais Municipais. Vários cursos estão com inscrições abertas.
As aulas são oferecidas em instituições escolares do contraturno, e em outros espaços do município, como no Centro de Referência LGBTQIA+, Centro de Referência Afro, entre outros. Uma novidade agora é a sede Sindicato dos Bancários, novo local para aulas no centro da cidade.
O programa é desenvolvido pela Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria de Cultura e Fundart com o objetivo de oferecer formações gratuitas para crianças, jovens, adultos e terceira idade.
“Neste momento, estamos com as inscrições abertas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de todos os bairros, no Centro de Referência Afro, no Centro de Referência da Mulher, no Centro de Referência LGBTQIA+, e no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, que é a nossa sede, na Vila Xavier, onde temos uma rede extensa de cursos. Estamos também no Quilombo Rosa, que fica no Valle Verde, no Ceu das Artes, no Jardim São Rafael, e a novidade, agora no Centro da Cidade, que é o Sindicato dos Bancários”, informou a coordenadora das Oficinas Culturais, Gabriela Pucca.
A relação completa de cursos gratuitos, assim como os locais, dias e horários, pode ser conferida no site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br).
“Estamos com cursos disponíveis em todas as linguagens artísticas. Em música temos canto coral, percussão, violão, viola caipira. Temos também teatro, várias modalidades de dança, cultura popular, artesanato, artes visuais, capoeira, enfim, são 52 cursos “, mencionou.
NOVIDADES
A edição 2023 das Oficinas Culturais conta com algumas novidades, que são os cursos de maracatu e coco, customização de roupas, designer de moda e cosmetologia natural.
“Estamos agregando novas linguagens. Vale destacar que é tudo gratuito e oferecemos inclusive o material, até mesmo no caso dos instrumentos musicais”, confirmou a coordenadora.