Apesar de não ser feriado, o período de Carnaval é um período de descanso para muitos. E para o araraquarense que pretende fugir da folia e colocar o pé na estrada, o acidade on listou opções para bate e volta partindo de Araraquara gastando apenas um tanque de combustível.
VEJA TAMBÉM
Confira a programação para as crianças no Carnaval de Araraquara
Rock, bloquinhos e circo: veja a agenda cultural de Araraquara
As opções vão desde lugares que oferecem turismo de aventura até mesmo a tranquilidade de hotéis fazendas, eco resorts e camping. Aliás, na avaliação do guia de turismo Antonio Laureano de Macedo Filho, o Toni, o camping é o tipo de estrutura em alta no Carnaval.
“Cada vez mais vemos famílias acampando, pois o que era antes uma atividade relacionada à juventude, hoje atrai famílias e pode ser confortável, tirando aquela ideia de que vai ter sempre um perrengue”, explicou o especialista, que contribuiu com boas indicações.
Entre as indicações estão cidades em que é possível partir de Araraquara e voltar gastando apenas um tanque de combustível – veículo com tanque de 45 litros e faça em média 10km por litro: Analândia (88,9km), Arealva (142,2km), Itapuí (96km) e Brotas (103,7km).
Além da lista de destinos, o guia de turismo Antonio Laureano Filho apresentou opções de lazer com a família para quem pretende aproveitar as indicações. Veja os destinos, mapas e dicas para aproveitar o Carnaval longe da folia:
ANALÂNDIA
Localizada a quase 90 quilômetros de Araraquara, a cidade de Analândia recebe o título de estância climática e se destaca no turismo do interior do estado de São Paulo. Para Laureano Filho, o local oferece clima agradável o ano todo, além de belezas cênicas e instagramáveis.
“O destaque é o morro do Cuscuzeiro, sendo de arenito com uma beleza cênica única no interior de São Paulo, além de permitir que se chegue em uma trilha de moderada dificuldade até a base do morro para uma vista bonita da região próxima do projeto Pedra Viva”, disse.
“Outro atrativo é conhecer a cachoeira Salto do Major Levy, que fica dentro da cidade, de fácil acesso, que permite banho e com um restaurante. Destaco também a cachoeira do Escorrega, com bom restaurante e a cachoeira que possui visitação”, completou o guia.
O Centro de Analândia também é um bom atrativo, com opções gastronômicas para toda a família. Existem diferentes pousadas na região de Analândia, inclusive, muitas delas afastadas do agito característico de qualquer cidade.
AREALVA
O destino mais distante de Araraquara entre as indicações, Arealva está localizada a cerca de 145 quilômetros da Morada do Sol, é tranquila e está às margens do Rio Tietê. Sim, a parte mais limpa do rio, onde se forma uma praia de água doce, com inúmeros outros atrativos.
“Essa prainha tem orquidário, passeios de barco, cavalo, várias atividades e o nome Arealva remete a palavra Areia Clara, branca, sendo um destaque do lugar. A cidade tem uma praia municipal, com área arborizada, beleza natural, serviço de hospedagem e lazer”, introduziu.
“Tem hotéis afastados da cidade e alguns são pesqueiros e para quem curte uma pesca é um bom refúgio do Carnaval conhecer essas várias opções de hospedagem, além da prainha municipal que permite a visitação da população e também toda família”, completou.
ITAPUÍ
Um pouco mais próximo de Araraquara e também às margens do Rio Tietê está Itapuí, conhecida como a Cidade do Mar Azul, uma vez que o rio é mais largo. Para Laureano Filho, um dos destaques da cidade é o pôr-do-Sol no rio Tietê e a prainha da cidade.
“Também tem prainha que permite piquenique, banho de rio, quiosques e também opção de alimentação bem próxima. A prainha tem bastante destaque em termos de visitação e a própria cidade e a balsa que liga Itapuí a Boracéia pelo rio Tietê”, revelou.
“Outro destaque é a praça da Matriz, com suas flores ornamentais, fonte luminosa, coreto, enfim, é uma cidade pequena, próxima e gostosa para se visitar. Tem a prainha do rio Tietê, então dá para fazer um passeio agradável e com toda a família”, ressaltou.
BROTAS
Brotas, localizada a quase 105 quilômetros de Araraquara, pode oferecer folia e também sossego. A cidade se destaca pelos eco resorts, hotéis fazendas e os campings. Mas, se você não tem barraca e outros itens necessários para uma acampada, nem precisam se preocupar.
“Tem campings em Brotas que inclusive alugam equipamentos. Eles alugam a barraca com colchão para quem quer dar uma fugida do Carnaval, ficar isolado da folia, os campings são uma boa indicação, além dos hotéis fazenda e eco resorts”, finalizou.
A cidade oferece ainda opções para o turismo de aventura, com prática de rafting, canionismo, arvorismo, tirolesa, passeios de quadriciclos, boia cross, mountain bike e off-road. Estima-se que o município tenha cerca de 50 cachoeiras, com diversidade de fauna e flora.
LEIA TAMBÉM