Além das diferentes opções de diversão no feriado desta segunda-feira (1º), Dia do Trabalhador, o Parque Natural Municipal do Basalto é mais uma alternativa gratuita de lazer para as famílias da cidade que procuram um contato próximo com uma rica biodiversidade.
O espaço, que normalmente fecha às segundas-feiras para manutenção, mudou seu cronograma para atender a população no feriado e excepcionalmente abrirá suas portas nesta segunda e realizará suas atividades internas na terça-feira (2), quando não abrirá ao público.
VEJA TAMBÉM
Jovem é detido após bater carro contra poste em Araraquara
Veja a previsão do tempo para o fim de semana em Araraquara
O Parque do Basalto recebe aproximadamente 400 visitas por semana. Além do lazer proporcionado pela interação com a natureza, com trilha ecológica e parquinho, o Centro Municipal de Educação Ambiental funciona dentro do parque e apresenta experimentos sobre temas relacionados ao meio ambiente, como erosão, absorção de água do Aquífero Guarani, desequilíbrio ambiental.
Desde a reabertura do Basalto, em 5 de junho do ano passado, diversos eventos também foram realizados no local, como uma ação intermunicipal de controle de animais peçonhentos, um encontro regional de arborização urbana e um encontro da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê de Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré. Também foi executado o projeto “De Palma em Palma”, em parceria com a Cutrale, por meio do qual crianças de escolas estaduais e municipais realizaram trilhas ecológicas e participaram de atividades de educação ambiental.
COMO VISITAR
O Parque do Basalto fica localizado na Avenida São João, s/n, no Jardim Pinheiros, e seu horário normal de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 8h às 18h — o local fica fechado para manutenção às segundas-feiras.
Visitas monitoradas, incluindo as escolas do município (redes municipal, estadual e particular de ensino), podem ser agendadas junto à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, no (16) 3339-5000.
O Parque do Basalto ocupa área de 65 mil m² e chama a atenção pela rica biodiversidade, com mais de 150 espécies de animais e 350 tipos de plantas, sendo 200 espécies de árvores nativas. O local também tem cachoeira e paredões de rocha basalto originados após o resfriamento de derrames de lava ocorridos há milhões de anos.
LEIA MAIS
Aliados de Bolsonaro garantem que ex-presidente tentará se reeleger em 2026