O programa Cultura em Rede Mês do Trabalhador retoma sua programação nesta quinta-feira (3), com mais três apresentações musicais de artistas araraquarenses. Os projetos foram aprovados por meio de edital lançado pela Secretaria de Cultura e pela Fundart, em homenagem ao Dia do Trabalhador.
Os editais têm a intenção de amenizar os efeitos da pandemia ocasionada pela Covid-19, que atingem diretamente a classe artística, primeira a encerrar seus trabalhos e ainda sem previsão para um retorno satisfatório. A Secretaria Municipal de Cultura tem mantido políticas públicas com o objetivo de contribuir com os artistas locais, além de manter sua programação cultural, de forma online, fomentando o trabalho artístico da cidade. Toda a programação é composta por apresentações musicais, que serão veiculadas pelo canal oficial da prefeitura no YouTube, sempre a partir das 19h.
Nesta quinta-feira, dia 3, os projetos que integram a programação do Cultura em Rede são Junior Barros Samba de Todos os Tempos, Grupo Fole de Cordas homenageia os 80 anos do Dominguinhos e Vozes Femininas da MPB. Toda a programação é online e gratuita.
19h Junior Barros Samba de Todos os Tempos
No projeto Júnior Barros interpreta os Sambas de todos os tempos o cantor traz grandes sambistas já consagrados, usando como instrumentos o cavaquinho, violão e o bandolim, colocando em prova sua vasta experiência e seu incontestável potencial vocal com sua desenvoltura ímpar no palco. O público se sentirá num verdadeiro samba de raiz.
Ficha técnica
Violão, Bandolim, Cavaco e Voz: Júnior Barros
20h Grupo Fole de Cordas homenageia os 80 anos do Dominguinhos
Nesta apresentação, o Grupo Fole de Cordas tocará duas músicas inéditas, de autoria própria, onde umas delas faz referência ao Dominguinhos e ícones do forró. Em particular, o show homenageia os 80 anos do sanfoneiro, compositor e cantor José Domingos de Morais, o Dominguinhos. Faz-se um passeio ao longo da extensa e rica carreira deste, evidenciando a universalidade musical deste grande artista, bem como a influência que Dominguinhos tem na cultura brasileira, sobretudo na cultura nordestina. Por fim, o Grupo Fole de cordas sente-se lisonjeado em, através desse projeto, render essa homenagem ao ícone Dominguinhos, detentor dessa obra de importância para a cultura como um todo.
Ficha técnica
Guitarra elétrica e voz: Nemias Santana
Contrabaixo: Fabio Russi
Zabumba: Ivan Borges
Triângulo: Marcos Bala
Sanfona: Jhon Carvalho
21h Vozes Femininas da MPB
Vozes Femininas da MPB O duo Iuna Tuane e Cleber Fogaça no show “Vozes Femininas da MPB”, presta uma homenagem à Zélia Duncan, Vanessa da Mata, Maria Rita e Roberta Sá. Formado por voz e guitarra semiacústica, o duo busca explorar todas as possibilidades sonoras para esta formação onde a voz é o instrumento principal, mas muitas vezes abre espaço para destacar as linhas harmônicas e melódicas da guitarra. Com interpretações intimistas e cheias de vida, o duo apresenta versões próprias para composições consagradas dessas grandes vozes da MPB atual.
Ficha técnica
Voz: Iuna Tuane
Guitarra semiacústica: Cleber Fogaça
SERVIÇO
Cultura em Rede Mês do Trabalhador
Exibição online: YouTube da Prefeitura Municipal
Período: 03 a 06 de junho
Horário: a partir das 19h
Grátis