A próxima sexta-feir (18) é dia de Sarau Cultural, com o programa Oficinas Culturais Municipais que completa 20 anos de atividades neste ano. As diversas apresentações serão realizadas por meio do canal da Prefeitura de Araraquara, no YouTube, a partir das 19 horas. Dança, Música, Teatro, Capoeira, Artes Visuais e Arteterapia são as linguagens artísticas da programação.
Sob o comando da mestre de cerimônias e multiartista Vita Pereira, o Sarau reunirá apresentações ao vivo e também gravadas, com alunos e professores do programa Oficinas Culturais. A abertura oficial do evento contará com a presença do prefeito Edinho Silva; da secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli; da coordenadora das Oficinas Culturais, Rafaella Pucca; e da gestora de projetos, Sabrina Kelly.
Rafaella Pucca lembra que este programa cultural tem como objetivo “realizar transformações sociais e colaborar para a construção de novos mundos”. Para ela é necessário se reinventar, já que “por enquanto não podemos ocupar as praças, teatros, cinemas e outros espaços, mas nossas produções continuam pulsando e transpassando as redes. Mesmo trancados e isolados não deixamos de acreditar e apostar na criação de sensibilidades”, aponta.
Nos 20 anos desse importante projeto cultural de Araraquara, várias histórias foram construídas, assim como laços de amizade. “Vencemos obstáculos, desafios e vivemos muitos momentos de emoção. Pessoas se conheceram, se desafiaram, aprenderam, se superaram, se empoderaram e se reinventaram na busca da expressão pela arte, a poderosa arte, cujo poder é transformador!”, defende a equipe das Oficinas.
“Abram os caminhos, somos fênix a ressurgir, alunos e educadores das Oficinas Culturais estarão juntes, e fazendo arte, neste Sarau virtual de múltiplas linguagens que irá aquecer nossos corações”, finalizam os organizadores.
Programação – A programação tem início com as turmas da educadora Sabrina Rocco apresentando a coreografia “Não encaixo”, seguida por uma apresentação musical ao vivo de “O som do coração” com os educadores Silvinha, Guilherme e Luís.
O Teatro (adulto) chega com “O tempo não para”, apresentado por Rafaella Pucca com as alunas Thaís e Dalva, enquanto a Arteterapia traz a gravação de “Ressignificar”, com Marisa Prado. Patrícia Oliveira, suas alunas Baby e as mães, ao vivo, realizam apresentação de balé “Instantes”, e Gislaine Crespo apresenta “No fundo do meu coração”, um número de Canto com crianças. Depois, “É preciso saber viver”, com Canto adulto.
A Capoeira tem lugar garantido com o educador Patrick Crespo em “Sem sala, a luta continua”. E tem Teatro ao vivo, com a “Miscelânea”, proposta de Selma de Lourdes Macedo, além de Desenho com Marcelo M.O. em “Traços e retraços”.
As últimas apresentações do programa chegam com: a Dança da professora Naiara Pedroso em “Siga acreditando” e também a Música ao vivo do professor João Renato em “Três baiões”. Além desta programação, também haverá apresentações ao vivo improvisadas e intercaladas durante a programação.
Vale destacar que neste sábado (19), as Oficinas Culturais realizam um Drive-Thru para arrecadar donativos para pessoas em situação de vulnerabilidade social. É aguardada a participação de toda a sociedade: a arrecadação será realizada das 9h às 16 horas, no Centro de Artes e Ofício Judith Lauand. A ideia é arrecadar donativos – alimentos não perecíveis e produtos de higiene.
SERVIÇO
Oficinas Culturais Municipais apresentam Sarau das Oficinas Culturais (ao vivo)
Dia: sexta-feira (18/06)
Horário: 19 horas
Local: Canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube (www.youtube.com/prefeituradeararaquaraoficial)
Grátia
Apresentações:
– Dança: “Não encaixo”, com Sabrina Rocco
– Música: “O som do coração”, com Silvinha e Meninos (Guilherme e Luizinho)
– Teatro adulto: “O tempo não para”, com Rafaella Pucca
– Arteterapia: “Ressignificar”, com Marisa Prado
– Balé: “Instantes”, com Patrícia Oliveira
– Canto (crianças): “No fundo do meu coração”, com Gislaine Crespo
– Capoeira: “Sem sala, a luta continua”, com Patrick Crespo
– Teatro: “Miscelânea”, com Selma de Lourdes Macedo
– Canto (adulto): “É preciso saber viver”, com Gislaine Crespo
– Desenho: “Traços e retraços”, com Marcelo M.O.
– Dança: “Siga acreditando”, com Naiara Pedroso
– Música: “Três baiões”, com João Renato