A programação da Semana do Circo de Araraquara, nesta sexta-feira (21) à noite, às 20 horas, apresenta gratuitamente o espetáculo “Noite de Gala”, no Teatro de Arena. A realização do evento é da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com apoio do Sesc Araraquara.
O espetáculo é um show de variedades com 90 minutos e apresenta diversas modalidades circenses, com artistas de diferentes lugares, inclusive artistas internacionais, como Meke Malabares (Colômbia). A classificação é livre e conta com a Mestre de Cerimônias: Laura Faleiros (S. Paulo).
“São números variados, de diversas linguagens do Circo. Palhaçaria, tecido aéreo e malabarismo estão garantidos nesta noite, além de um número incrível de perna de pau com acrobacia, com o artista Gui Awazu”, conta as produtoras do evento, Bel Macari e Barbara Monteiro.
VEJA TAMBÉM
Circo, teatro e samba são atrações para o fim de semana no Sesc Araraquara
Araraquara terá apresentação de Chico César no Dia do Trabalhador
“Noite de Gala” apresenta: “Tudo pro Alto”, um número de Malabarismo com Claves em Dupla, com os Irmãos Figura (Danillo Tenucci e Victor de Angelo); “IluminaOlê” (bambolê de led), com Pink Cumagai (Indígena); “O Corvo” (palhaçaria), com Palhaço Flango (Araraquara); “Explosive” (diabolô/ioiô chinês), com Guilherme Faveri; “Romance” (tecido acrobático), com Camila Pasquini; “Lava Aqui, Lavo Lá” (palhaçaria), com Palhaça Emília (Araraquara); “Todo Aumenta” (malabares no monociclo), com Meke Malabares (Colômbia); “B-Stilt” (acrobacia e dança na perna de pau), com Guilherme Awazu (Trupe Baião de 2); e “A Garota do Faroeste” (manipulação de chicotes), com Karina Bredariol.
Mais informações sobre a programação podem ser conferidas nas Notícias da Secretaria Municipal da Cultura, no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br/governo/secretarias/cultura), e também no site Retiro Malabarístico (www.retiromalabaristico.com), parceiro da 2ª Semana do Circo de Araraquara.
O Teatro de Arena Prefeito Benedito de Oliveira está localizado na Av. Adhemar Pereira de Barros, s/nº, no bairro Melhado.
Saiba mais sobre as apresentações de “Noite de Gala”:
· Número: “Tudo pro Alto” (malabarismo com claves em dupla)
Artistas: “Irmãos Figura”, com Danillo Tenucci e Victor de Angelo
Sinopse: Um número puramente malabarístico onde a dupla traz a melhor e mais fina técnica de seu repertório, transitando entre a comicidade e a habilidade. Buscando a comunicação entre o malabarismo clássico e acrobacias em dupla, exploram as variações de tempo e lançamentos com diferentes quantidades de objetos. No auge da sincronia e cumplicidade os malabaristas desafiam a gravidade arremessando muitos objetos para o alto levando o expectador ao delírio.
· Número: “IluminaOlê” (bambolê de led)
Artista: Pink Cumagai (Indígena)
Sinopse: Um número que traz a magia dos bambolês de led-pixel, que formam imagens conforme a manipulação e giros. O número vem de uma crescente, começando com a manipulação de um bambolê, depois com dois, com três e por fim com quatro. Todos formam imagens conforme a movimentação, isso cria um efeito muito legal e inovador. O número é realizado com figurino de led.
· Número: “O Corvo” (palhaçaria)
Artista: Palhaço Flango (Araraquara)
Sinopse: A finalidade do número é de compartilhar o resultado de um processo de construção cênica, moldado durante a produção do espetáculo “Cabaré” do grupo Cirqueiros de Araraquara, que estuda a repetição como elemento rítmico da cena e a construção de expectativa presente em um objeto imaginário, elemento esse que tem como referência a filosofia da composição de Edgar Allan Poe, a construção de uma unidade de efeito na cena.
· Número: “Explosive” (diabolô/ioiô chinês)
Artista: Guilherme Faveri
Sinopse: Um número de agilidade e manipulação do diabolô em uma linguagem levada para o circo tradicional com a construção ao longo das edições anteriores do retiro malabarístico e apresentações no picadeiro circense do Circo Mundo Mágico
· Número: “Romance” (tecido acrobático)
Artista: Camila Pasquini
Sinopse: A plasticidade do tecido vermelho representa o sangue da menstruação, do parto, da violência, e as marcas que ficaram em quem sobreviveu sendo menina e mulher. Do início ao fim, existir como mulher é sobreviver. Se movimentar num mundo onde as regras não foram feitas por nós ou para nós, onde tudo é instável, perigoso e o medo anda sempre ao lado. Diante de tudo isso será possível dançar e encontrar outra maneira de existir nesse romance escrito com nosso próprio sangue?
· Número: “Lava Aqui, Lavo Lá” (palhaçaria)
Artista: Palhaça Emília (Araraquara)
Sinopse: O número “Lava aqui, lavo lá” é um número participativo pensado na concepção da dramaturgia dos espetáculos de palhaces de rua. O número “Lava aqui, lavo lá” é um número participativo pensado na concepção da dramaturgia dos espetáculos de palhaces de rua. Através de piadas, ambiguidades, inversões de sentidos e os “truques de engano”, típicos das técnicas de palhaçaria, Emília lava a roupa suja com o público e questiona o lugar que historicamente coube às mulheres, o de lavar a sujeira do mundo.
· Número: “Todo Aumenta” (malabares no monociclo)
Artista(s): Meke Malabares (Colômbia)
Sinopse: Número com diversos tipos de malabares e monociclo. No número, o artista traz malabares com bolas e claves, além de incluir o monociclo de 3 rodas e as incríveis habilidades de dissociação de malabares com bolas, claves e aros.
· Número: “B-Stilt” (acrobacia e dança na perna de pau)
Artista: Guilherme Awazu (Trupe Baião de 2)
Sinopse: Em sua pesquisa artística Guilherme Awazu estudou danças urbanas com Henrique Bianchini e adaptou os movimentos para a Perna de Pau, somando-os ao seu repertório de acrobacias. B-STILT é uma pesquisa de dança acrobática sobre as pernas de pau que levou o artista a revisitar sua adolescência e a trazer à cena questões sobre reconhecimento, identidade e afirmação da negritude do artista. Tudo isso é apresentado sobre aquilo que ele chama de seu objeto de poder: a perna de pau.
· Número: “A Garota do Faroeste” (manipulação de chicotes)
Artista(s): Karina Bredariol
Sinopse: Em um número exclusivo de manipulação de chicotes, inspirado na temática do velho oeste, a chicotista Karina Bredariol executa truques de pontaria, contato, arremessos e sequências sonoras ritmadas manipulando até dois chicotes simultaneamente. Ao som de clássicos do faroeste, o espectador será conduzido direto para uma típica cena de filmes de bang-bang.
SERVIÇO:
2ª Semana do Circo de Araraquara apresenta “Noite de Gala” (show de variedades)
Local: Teatro de Arena (Av. Adhemar Pereira de Barros, s/n° – Melhado)
Data: sexta-feira (21)
Horário: 20 horas