- Publicidade -
lazereculturaArtistas de Araraquara são destaques do Circuito Sesc de Artes

Artistas de Araraquara são destaques do Circuito Sesc de Artes

Programação diversa tem desde Ignácio Loyola Brandão à gastronomia das mulheres do Assentamento Bela Vista

- Publicidade -

Ilustração de Lucas Tannuri mescla elementos da cultura pop e da memória da cidade (Foto: Divulgação)
Ilustração de Lucas Tannuri mescla elementos da cultura pop e da memória da cidade (Foto: Divulgação)

O Sesc Araraquara segue com a programação do Circuito Sesc de Artes até o dia 19 de setembro totalmente on-line e gratuita.

Esta é a 12ª edição do Circuito, mas a primeira realizada no ambiente virtual. O evento envolve mais de mil artistas e gestores culturais em mais de 250 atividades dedicadas às artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura e tecnologias e abrange 157 cidades.

- Publicidade -

Em Araraquara, artistas locais estão na programação, entre eles o ilustrador Lucas Tannuri, o renomado escritor Ignácio Loyola Brandão, a Cia Polichinelo e mulheres do Assentamento Bela Vista.

Cada unidade conta com uma programação específica no instagram, twiiter, facebook e youtube.

Nesta sexta-feira (10), o grande destaque é exposição guiada à exposição “Marcelo D´Salete – A História Negra em Quadrinhos”, às 13 horas, pelo facebook do Sesc Araraquara. 

O público terá a oportunidade de fazer um tour virtual gravado pela exposição, tendo como guia o próprio D’Salete.
Em seguida, às 15 horas, o quadrinista premiado, ilustrador e professor Marcelo D´Salete conversa ao vivo, pelo youtube, com o professor, publicitário, editor e um dos maiores pesquisadores de HQs do país, Nobu Chinen. 

ILUSTRAÇÃO COM LUCAS TANNURI 

- Publicidade -

Outro destaque é a série “Calçadas”, do artista araraquarense Lucas Tannuri, apresentada diariamente no Instagram, em formato de cards ilustrados pelo ilustrador, que traz curiosidades, histórias pitorescas e gostosas que correm pelas calçadas de algumas cidades da nossa região.

Afinal, a calçada é um espaço de tramas sociais que dão vida ao lugar, entre a casa e a rua, entre o público e o privado, intermediário, fronteiriço, onde arte, fantasia e realidade andam de mãos dadas construindo um imaginário local.

GASTRONOMIA DE ASSENTAMENTO

A alimentação como parte da cultura de uma comunidade será o tema dos vídeos do projeto Pratos e Prosas, exibidos no facebook, no sábado (11), às 15h. Receitas do livro que leva esse nome serão produzidas pela gastrônoma e nutricionista Lali Lázari, acompanhada da “dona” da receita e moradora Assentamento Bela Vista do Chibarro. 

Um pouco mais tarde, às 18h, “Sobre Pratos e Prosas – Um Mergulho na Cultura Caipira “vamos conhecer mais sobre o processo de pesquisa e levantamento dessas receitas típicas assistindo a esta conversa entre Silvani Silva, Reginaldo Anselmo e Elizangela Aparecida, moradores do assentamento Bela Vista do Chibarro de Araraquara, com mediação da gastrônoma e nutricionista Lali Lázari. 

DE PAI PARA FILHA COM IGNÁCIO LOYOLA BRANDÃO
Na segunda-feira (13), às 21h, música e literatura unem-se em um espetáculo transmitido ao vivo (youtube e instagram) que promete apresentar uma delicadeza emocionante. 

Pai e filha, Ignácio de Loyola Brandão, escritor, e Rita Gullo, cantora, já haviam trabalhado juntos no lançamento do livro e CD Solidão no Fundo da Agulha, de 2013. 

Nesta apresentação de mesmo nome, os dois fazem uma viagem pelas memórias do autor, com lembranças entremeadas por músicas como Valsinha (Chico Buarque e Vinicius de Moraes) e Patricia (Dámaso Pérez Prado). 

LITERATURA
“Entre livros, lives e conversas” é o nome encontro com a escritora Aline Bei, vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura em 2018 com seu primeiro livro, O Peso do Pássaro Morto. A produtora e atriz Tania Capel, de Araraquara, conversa ao vivo no sábado (18), com a escritora paulistana e durante o bate-papo Aline apresenta seu novo título, Pequena Coreografia do Adeus, lançado em abril de 2021 pela editora Companhia das Letras. A atividade será às 15h, com interpretação em Libras, realizada via plataforma Zoom. 

CIA POLICHINELO
As crianças também são contempladas na programação. Todos os dias, às 11h30, a Cia. Labirinto apresenta os microcontos Arrebol ou Aquele Minuto que Nunca Tem Fim, com tradução em libras e audiodescrição, acessível também para crianças com deficiência visual ou auditiva. 

Que Boneco é Esse? com a Cia Polichinelo, é uma série de 5 episódios, na qual Tony Pulchinela, mascote do Museu dos Bonecos de Araraquara, apresenta diversas técnicas utilizadas na manipulação de títeres.  

De um jeito descontraído e humorado, vamos conhecendo os bonecos de luva, de vara, balcão, o teatro de sombras e ainda a das marionetes que são manipuladas por fios. 

MÚSICA CAIPIRA ANCESTRAL
Na área de Música, de 13 a 17, Rodrigo Zanc convida violeiros e violeiras para cantar a ancestralidade da viola caipira, na série Violas e histórias, exibida pelo youtube.  

Os músicos apresentam acontecimentos e suas interpretações, e ao relatarem sobre suas vidas e experiências com a viola brasileira, atribuem sentidos e significados a essa importante prática. 

Ainda, entre os dias 14 e 16 de setembro, os músicos Marina Ebbecke e Gabriel Souza ministram a vivência Escuta ativa na música caipira – Conhecendo os clássicos. 

O objetivo da oficina é ampliar conhecimentos acerca da música caipira, discutindo e analisando elementos estéticos e musicais que a compõem. Como uma proposta de escuta ativa, têm como premissa que a escuta pode se dar também em uma esfera reflexiva. As vagas são limitadas mas ainda estão disponíveis pelo portal:
http://inscricoes.sescsp.org.br/

VOGUE E LGBTQIA+
A programação de dança fica à cargo do Coletivo Multiartístico Casixtranha, que apresenta no facebook do Sesc Araraquara, 5 vídeos curtos sobre o surgimento da Cultura Ballroom, as diversas modalidades do Vogue, a vivência e importância dessa cultura em Araraquara. Os vídeos vão ao ar de 15/9 a 19/09, quinta a domingo, às 19h.

Com inscrições encerradas, de 18/9 a 06/11 acontece a residência artística em teatro CARTA ABERTA PARA O FUTURO, destinada a artistas da cidade de Araraquara e região. Serão oito encontros semanais, com os atores Nilcéia Vicente e Amarildo Félix, que partem de textos teóricos de pesquisadores e filósofos contemporâneos num exercício de pesquisa de percursos dramatúrgicos e orientam pequenos projetos de vídeo performance. 

SERVIÇO
CIRCUITO SESC DE ARTES 2021 PRAÇAS DIGITAIS
De 8 a 19 de setembro
Programação online e gratuita: https://circuito.sescsp.org.br/ 

PROGRAMAÇÃO SESC ARARAQUARA
8 a 19/9
10h Calçadas (Instagram)
11h30 Arrebol: aquele minuto que nunca tem fim (Instagram)

10/9 (sexta-feira)
13h Visita guiada na Exposição Marcelo D´Salete A História Negra em Quadrinhos (Facebook)
15h Bate-papo com Marcelo D´Salete e Nobu Chinen (Youtube)

11/9 (sábado)
15h Pratos e Prosas (Facebook)
18h Sobre Pratos e Prosas Um mergulho na cultura caipira (Facebook)

13/9
21h Solidão no Fundo da Agulha com Ignácio de Loyola Brandão e Rita Gullo (Youtube e Instagram)

13 a 17/9
15h Violas e Histórias (Youtube)

14 a 16/9
19h Vivência de Escuta ativa na Música Caipira (Zoom)

15 a 19/9
15h Que Boneco é esse? (Instagram)
15h Vogue e cultura Ballroom em Araraquara (Facebook)

18/9
15h Entre Livros, Lives e conversas Bate-papo com a escritora Aline Bei (Youtube)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -