- Publicidade -
PolíticaEleições13ª Zona Eleitoral realiza auditoria das urnas, para garantir segurança do processo eleitoral

13ª Zona Eleitoral realiza auditoria das urnas, para garantir segurança do processo eleitoral

A auditoria foi realizada na tarde desta sexta-feira (27), no Cartório da 13ª Zona Eleitoral, responsável por urnas de Araraquara, Gavião Peixoto e Nova Europa

- Publicidade -

Roberto Schiavon

O cartório da 13º Zona Eleitoral, em Araraquara, realizou nesta sexta-feira (27) a auditoria das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de 6 de outubro. Seguindo determinação da legislação eleitoral, o processo foi realizado em 19 urnas, amostra de 6% do total de 303 urnas que serão utilizadas em Araraquara, Gavião Peixoto e Nova Europa. “Esse processo confirma a veracidade dos dados inseridos na urna eletrônica e que não há nenhuma fraude”, ressaltou Clayde do Carmo Silva Zanin, chefe do Cartório Eleitoral.

- Publicidade -

O processo de auditoria foi acompanhado pela juíza eleitoral Adriana Albergueti Albano, pela promotora de justiça Patricia Vita e Castro, representando o Ministério Público, e por funcionários do cartório. Todos fizeram uma simulação de eleição nas urnas com dados reais e os relatórios dos votos inseridos foram impressos para conferência. A auditoria foi aberta ao público, incluindo representantes de partidos políticos e qualquer pessoa interessada em acompanhar o processo.

“As urnas já passaram pela carga oficial, com dados reais de candidatos e eleitores e estão prontas para ir às sessões na véspera da eleição. O que fizemos foi inserir um programa de auditoria para forçar a antecipação da eleição e a impressão dos relatórios, comprovando que não existem dados gravados nelas. É uma simulação com dados reais”, explicou Clayde.

GARANTIA

Para a promotora Patricia Vita e Castro, a auditoria é fundamental para garantir a confiabilidade das urnas e a lisura do processo, garantindo que estão prontas para receber os votos da forma mais imparcial possível. “É um processo que confirma a importância da democracia e confere ao eleitor a certeza que a vontade dele será respeitada, ainda que seja através de urna eletrônica”, avaliou.

A juíza eleitoral Adriana Albergueti Albano comentou que a auditoria visa o acompanhamento da rigidez das urnas eletrônicas, que sofreram ataques nos últimos tempos. “É aberta ao público, instituições civis, partidos. A auditoria faz parte do processo de demonstrar a segurança das urnas”, concluiu.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -