- Publicidade -
PolíticaCartório de Araraquara finaliza preparação de urnas para eleições

Cartório de Araraquara finaliza preparação de urnas para eleições

Cerca de 400 equipamentos devem ficar à disposição nas seções da 13ª Zona Eleitoral

- Publicidade -
Funcionários da Justiça Eleitoral atuaram na preparação das urnas para domingo (02) (Foto: Walter Strozzi)
Funcionários da Justiça Eleitoral atuaram na preparação das urnas para domingo (02) (Foto: Walter Strozzi)

 

Cerca de 400 urnas eletrônicas foram preparadas e colocadas à disposição pela 13ª Zona Eleitoral de Araraquara para o 1º turno das eleições. O trabalho, iniciado no último dia 21 de setembro, foi concluído nesta segunda-feira (26) por colaboradores da Justiça Eleitoral.

- Publicidade -

Ao acidade on, a chefe do cartório, Clayde do Carmo Silva Zanin, explicou que durante uma semana as urnas foram separadas por locais de votação, tiveram a inserção de dados dos eleitores da seção e dos candidatos que vão disputar o primeiro turno da eleição, domingo (02).

 

“Precisa, a princípio, inserir os dados de eleitores e candidatos na urna eletrônica. Após essa inserção são colocadas as mídias externas para gravar o resultado das eleições e poder ser transmitido para a totalização dos votos”, explicou, enquanto separavam os equipamentos.

 

VEJA TAMBÉM

Ipec: Com 52% dos votos válidos, Lula pode vencer no 1º turno

- Publicidade -

Boa Esperança do Sul transfere local de votação das eleições

 

 

Com a conclusão dos trabalhos de preparação das urnas, os equipamentos serão abertos novamente somente para a conferência de data e hora, pouco antes de serem enviadas para os colégios eleitorais e serem abertas somente pelos mesários – autoridade da seção – no domingo.

 

“A urna é toda lacrada e os lacres são oficiais, assinado pelas autoridades, os juízes e promotores eleitorais. O lacre, uma vez colocado na urna eletrônica, quando é retirado acaba danificado. Então só de tirar um pouco ele fica danificado”, introduziu.

“Na véspera da eleição ligamos a urna eletrônica, mas aí é apenas ligada, pois não podemos fazer mais nada nela. Apenas confirmamos a data e a hora da urna eletrônica para a necessidade de fazer um ajuste, feito na seção pelos mesários”, completou.

 

Urnas eletrônicas terminaram de ser preparadas hoje em Zona Eleitoral de Araraquara (Foto: Walter Strozzi)
Urnas eletrônicas terminaram de ser preparadas hoje em Zona Eleitoral de Araraquara (Foto: Walter Strozzi)

 

 

Contribuíram para a preparação das urnas quatro assistentes de eleição e nove funcionários da Justiça Eleitoral. A 13ª Zona Eleitoral vai disponibilizar equipamentos modelo 2009, 2010, 2011, 2013, 2015 e a nova versão, adquirida pela Justiça Eleitoral em 2020.

Já a 385ª Zona Eleitoral – responsável pela outra parcela dos eleitores de Araraquara – ainda não concluiu a preparação e realiza auditoria pública de seus equipamentos, nesta terça-feira (27), às 10 horas. Qualquer pessoa pode acompanhar e testar as urnas eletrônicas.

AUDITORIA PÚBLICA
Antes mesmo de encerrar a separação e lacração das urnas, a 13ª Zona Eleitoral, que fica no Centro de Araraquara, realizou a auditoria pública para conferência dos equipamentos. Na oportunidade, quinta (22) e sexta-feira (23), foram testadas 12 urnas eletrônicas.

“A auditoria é padronizada pelo TSE para não haver falhas e não deixe passar por nenhum procedimento. No caso da 13ª Zona Eleitoral, temos três municípios e tivemos que fazer auditoria nos equipamentos dos três: Araraquara, Nova Europa e Gavião Peixoto”, disse.

“Todas funcionaram, visualizamos e imprimimos dos sistemas implantados na urna eletrônica, antecipamos e simulamos o dia da votação com eleitores e candidatos reais. Nessa mesma audiência é verificado se todos os candidatos estão inseridos na urna e escolhemos de forma aleatória eleitores daquela seção para confirmar se eles estão inseridos na urna”, concluiu.

Urnas eletrônicas foram testadas na 13ª Zona Eleitoral de Araraquara (Foto: Walter Strozzi)
Urnas eletrônicas foram testadas na 13ª Zona Eleitoral de Araraquara (Foto: Walter Strozzi)

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -