O acidade on transmitiu neste sábado (28), às 23h20, o debate do grupo EP com os candidatos à Prefeitura de Araraquara. O encontro terá transmissão simultânea pela EPTV, acidade on e g1, logo após o reality show “Estrelas da Casa”. Nas eleições municipais de 2024, Araraquara conta com cinco candidatos ao Executivo.
O objetivo do debate é fornecer ao eleitor o máximo de informações sobre os postulantes que disputam o comando da cidade pelos próximos quatro anos. O evento faz parte da maior cobertura eleitoral já realizada pelo Grupo EP, que inclui entrevistas, programas ao vivo, interatividade e verificação dos fatos.
REGRAS E CANDIDATOS PARTICIPANTES
De acordo com as regras estabelecidas, foram convidados os candidatos cujos partidos possuem, no mínimo, cinco representantes no Congresso Nacional. Assim, os candidatos que participarão são: Doutor Marcos Garrido (PSD), Dr. Lapena (PL), Eliana Honain (PT) e Pedro Tedde (Novo). Desta forma, Tiago Pires (PCO) não participará do debate.
DINÂMICA DO DEBATE
O debate será composto por perguntas entre os candidatos, com foco no aprofundamento de seus programas de governo. O formato contará com quatro blocos, organizados da seguinte maneira:
- 1º bloco: Perguntas com tema livre
- 2º bloco: Perguntas com tema determinado
- 3º bloco: Perguntas com tema livre
- 4º bloco: Perguntas com tema determinado e considerações finais
Nos blocos de tema livre, o candidato terá liberdade para escolher qualquer assunto ao formular sua pergunta. Nos blocos de tema determinado, serão sorteados 10 temas, entre eles: Saúde, Educação, Emprego e Renda, Mobilidade, Habitação, Segurança Pública, Lazer e Cultura, Sustentabilidade, Saneamento Básico e Infraestrutura. Cada tema será sorteado uma única vez por bloco.
REGRAS DE TEMPO
- 30 segundos para formular a pergunta
- 2 minutos para a resposta
- 1 minuto e 15 segundos para a réplica
- 1 minuto e 15 segundos para a tréplica
Cada candidato terá 2 minutos para as considerações finais, com a ordem definida previamente por sorteio.
ÚLTIMA SEMANA ANTES DAS ELEIÇÕES
No próximo domingo (6), cerca de 170 mil eleitores de Araraquara irão às urnas para escolher o prefeito, vice-prefeito e 18 vereadores. Como a cidade não atingiu o número de 200 mil eleitores, não haverá segundo turno na disputa majoritária.