Araraquara pode ampliar a oferta de vagas em cursinhos populares a partir de 2022. O anúncio foi feito, neste sábado (04), pelo prefeito Edinho Silva (PT) e o vereador Guilherme Bianco (PC do B), durante o congresso de refundação da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Araraquara (Umesa), na Escola Estadual “Bento de Abreu”.
Durante sua saudação no evento, Silva destacou a importância da organização dos estudantes e prometeu a ampliação das vagas gratuitas para cursinho pré-vestibular na cidade. Atualmente, em parceria com o Cuca, a Prefeitura oferece 270 vagas em núcleo localizado no Centro.
Sem dar detalhes de quantas matrículas será possível criar, Edinho Silva explicou aos presentes que, inicialmente, será aberto um polo na região Norte da cidade, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Caic Rubens Cruz, no Selmi Dei.
“Isso irá descentralizar o ensino pré-vestibular e chegar mais perto dos nossos jovens que sonham com uma vaga na faculdade”, resumiu o prefeito.
Ao acidade on, o vereador Guilherme Bianco disse que vem desde o início do ano trabalhando para a ampliação de vagas para pré-vestibular gratuito com abertura de polos nas diferentes regiões da cidade.
“Semana passada tivemos a positiva e hoje a confirmação no congresso da Umesa de que teremos a ampliação em nossa cidade. A previsão é começar a partir do ano que vem, com o núcleo no Selmi Dei, onde hoje concentra 50% dos estudantes do Cuca”, afirmou.
“Tem uma questão importante que é popularizar o acesso à universidade pública, gratuita e de qualidade. Fazer com que o estudante da periferia de Araraquara possa ingressar nas melhores universidades”, concluiu o vereador.
Nos próximos dias a secretaria municipal de Educação deve oficializar a ampliação.