- Participe do nosso grupo no WhatsApp (Clique aqui)
- Participe da nossa comunidade no Telegram (Clique aqui)
– Especial Eleições 2024
Restando menos de um mês para o encerramento do prazo para a inscrição de novos eleitores – o alistamento termina no dia 8 de maio -, o número de jovens de Araraquara que solicitaram o título de eleitor visando à participação nas eleições municipais de 2024 diminuiu 86% em comparação com o ano de 2022, quando houve eleições gerais no Brasil.
Segundo dados divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 2.005 jovens entre 16 e 17 anos se alistaram para participar das eleições de 2022, contra 275 que procuraram a Justiça Eleitoral para exercer o direito de ir às urnas em 2024 – uma redução de 86%.
Com o objetivo de atingir esse público, o TSE lançou na última segunda-feira (8) o documentário intitulado “Jovem: A Voz de Quem Faz História”, que mostra a experiência de jovens que participaram das eleições pela primeira vez, mesmo antes da obrigatoriedade, e de quem preferiu esperar pela maioridade para ir às urnas.
As pessoas que ainda não possuem o título de eleitor e desejam participar das eleições de 6 de outubro deste ano devem solicitar o documento diretamente no cartório eleitoral mais próximo, inclusive para a coleta da biometria. Em Araraquara, existem duas zonas eleitorais: a 385ª zona eleitoral, localizada na Alameda Paulista, 2.380, na Vila Xavier, e a 13ª zona eleitoral, localizada na Rua Itália, 1.673, no Centro.
Mais informações sobre o alistamento eleitoral podem ser obtidas no site do TSE. Vale ressaltar que, após o dia 8 de maio, o cadastro do eleitorado fica fechado para a organização das eleições municipais deste ano, que ocorrerão no dia 6 de outubro. (Com informações da EPTV Central).