Uma das características marcantes do Halloween é a superstição. Ainda em clima de 31 de outubro, no imaginário político de Araraquara há quem acredite que uma obra impressionista do artista plástico araraquarense Ernesto Lia, pode carregar consigo energia negativa.
A obra ficava no lado esquerdo do plenário da Casa de Leis, enquanto do outro lado havia uma imagem de Jesus Cristo. Nas eleições de 2012, com exceção de Márcia Lia (PT), que disputou à Prefeitura, quem sentava à esquerda não retornou para a Legislatura entre 2013 e 2016.
Na oportunidade, apenas o ex-vereador Serginho Gonçalves (MDB) se reelegeu, com 1.511 votos, porém, não tomou posse por ter seu diploma cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
Com isso e baseado na crença da negatividade, foi solicitado que a obra fosse retirada do plenário. Mesmo com o passar dos anos e a mudança dos vereadores a cada legislatura, o quadro fica no segundo andar, em frente ao elevador privativo de funcionários e edis.
No plenário restou apenas a imagem de Jesus Cristo e, desde então, o episódio ficou marcado no imaginário dos agentes políticos de Araraquara.