A Câmara de Araraquara deve retomar as sessões presenciais a partir do dia 17 de agosto. A informação foi confirmada ao ACidade ON pelo presidente da Casa, Aluísio Braz, o Boi (MDB).
Antes do reencontro dos vereadores em plenário, eles devem passar por uma espécie de treinamento sobre o sistema de votação eletrônica, implantado no início deste ano, antes do lockdown.
“Estamos trabalhando com uma data do Plano São Paulo, que é a partir de 17 agosto para voltar com sessão presencial e temos tempo para que possamos fazer um treinamento na sessão anterior ao dia 17, porque a partir deste ano tivemos a votação eletrônica”, explica.
“O convívio presencial vai melhorar muito, as sessões online foram um momento em que não podíamos parar os trabalhos, foi importante ter essa ferramenta para o futuro e outras reuniões, mas é fundamental as sessões serem presenciais novamente e com essa desaceleração da pandemia temos essa tranquilidade de fazer no momento certo”, completa.
LEIA TAMBÉM
Pedido de impeachment de Edinho Silva é protocolado na Câmara
Câmara deve pedir pareceres jurídicos sobre pedido de impeachment
O presidente da Câmara explica que os protocolos para conter a disseminação da covid-19 serão mantidos. Ele também ressalta que a partir do dia 17 todos os vereadores estarão vacinados com ao menos uma dose de vacina contra a doença.
“Tínhamos a preocupação por três vereadores ainda não terem tomado a primeira dose, que são a vice-presidente Thainara Faria, o Guilherme Bianco e Emanoel Sponton. Eles vão tomar a vacina, mas tem que ter todo um cuidado necessário de distanciamento, protocolos e a Câmara tem um comitê responsável por todas as ações”, ressalta.
Apesar de as sessões ordinárias e extraordinárias serem realizadas à distância, os parlamentares atendem presencialmente nos gabinetes todos os dias, mediante agendamento.
Na avaliação do presidente, as sessões à distância cumpriram um papel importante para que temas de grande relevância não fossem paralisados. Agora enxerga a retomada como necessária.
Nesta terça-feira (03), os vereadores se reúnem em mais uma sessão ordinária, porém, seguem à distância, com transmissão do encontro ao vivo pelas redes sociais e também pela TV Câmara, através do canal 17 da NET.