Com nova flexibilização nas regras sanitárias para enfrentamento da pandemia da covid-19 em Araraquara, a Câmara estuda retomar a participação do público durante as sessões.
Nos últimos dias, o plenário vem sendo ajustado para recuperar o espaço utilizado como galeria. O local havia sido utilizado para aumentar o distanciamento entre os vereadores.
A expectativa é de que nesta terça-feira (22), às 15 horas, seja o último encontro semanal dos vereadores sem a presença do público acompanhando presencialmente.
Ao acidade on, o presidente da Câmara, Aluísio Braz, o Boi (MDB), explicou que a ideia é não renovar a portaria que restringe a presença de público. O documento vence na sexta-feira (25).
“Se tudo correr como está, de números baixos da pandemia, na próxima terça-feira já estará liberada a presença do público. No caso de máscaras, por ser um local fechado, quando chove principalmente, ficam as janelas fechadas e ar condicionado, vamos seguir o decreto e recomendar o uso de máscara, até por uma prevenção total mesmo”, disse.
“Acredito que tem que ser com cuidado essa retomada do público sem o uso de máscara, vamos seguir o decreto, mas recomendar o uso, pois temos que ter bom senso para ir gradualmente sentindo a diminuição da contaminação”, afirmou.
Segundo o presidente da Casa de Leis, sem restrições, a expectativa é que todos os encontros sejam presenciais, de sessões ordinárias, até entregas de honrarias e audiências públicas.
“Estamos trabalhando nesse sentido de não renovar o decreto da Câmara Municipal que é na próxima sexta-feira e a vida normal, com todas as ações com a presença do público, desde a entrega de honrarias, audiências públicas e in loco as sessões ordinárias, onde se debate mais, os projetos são aprovados, onde é muito importante a presença das pessoas”, concluiu.