- Publicidade -
PolíticaCâmara lança especial sobre povo negro escravizado em Araraquara

Câmara lança especial sobre povo negro escravizado em Araraquara

Documentário feito pela TV Câmara vai ser lançado hoje pela Frente Parlamentar Antirracista

- Publicidade -

Frente Parlamentar Antirracista durante visita no cartório de Araraquara para consultar documentos (Foto: Divulgação)

 

- Publicidade -

 

A Frente Parlamentar Antirracista de Araraquara lança um especial sobre o povo negro escravizado, nesta sexta-feira (13) – data em que se remete a abolição da escravatura no Brasil -, às 18 horas. 

A cerimônia na Casa de Leis pode ser acompanhada presencialmente ou através da TV Câmara, no canal 17 da NET e também pelas redes sociais – Facebook ou YouTube. 

“Povo Negro, presente! A Frente Antirracista e o Resgate da Memória Negra” é produzido pela TV legislativa e apresenta registros que comprovam a violência contra o povo negro. 

Segundo a presidente da frente parlamentar, Thainara Faria (PT), o documentário deve reforçar a importância da luta antirracista na sociedade araraquarense. 

- Publicidade -

“O 13 de maio até então era contado a partir dos olhos dos colonizadores escravocratas e agora a Frente Parlamentar Antirracista da Câmara, junto aos vereadores Guilherme Bianco [PC do B], João Clemente [PSDB], a coordenadora de Políticas Étnico-Raciais Alessandra [Laurindo], outro membros e produzimos esse especial que conta um pouco dos relatos a partir dos olhos daqueles que vivenciaram as mazelas da escravização do povo preto, assim como nós vivenciamos. É o povo preto falando sobre escravização e os seus reflexos”, disse a parlamentar, na última sessão da Câmara. 

No início do mês, em visita ao 1º Tabelião de Notas de Araraquara, os parlamentares conheceram documentos históricos que tratam da propriedade e negociação de escravos. 

Na oportunidade, foram vistas escrituras de compras, vendas, inventários e doações. No total, cinco livros conservados documentam os anos entre 1876 e 1887 em Araraquara. 

Thainara Faria reforçou que o conteúdo desses livros, bem como depoimentos de araraquarenses sobre o período estarão presentes no documentário. 

“Temos uma descoberta feita junto a OAB e outros órgãos, como a coordenadoria na figura da Alessandra [Laurindo], de cinco livros de registros de compra e venda de escravizados aqui em Araraquara. Daquilo que foi queimado pelo Rui Barbosa, do que sobrou temos um documento público, são cinco livros e eles também serão relatados neste especial que a TV Câmara está produzindo”, concluiu Faria. 

Além da apresentação do documentário, o lançamento deve contar com intervenção artística denominada “Denúncia contra o Racismo”, com Sol Negro e Eduardo Marçal. 

Apesar de o evento ser gratuito, os organizadores pedem a doação de um quilo de alimento não perecível.

- Publicidade -
Walter Strozzi
Walter Strozzihttp://www.acidadeon.com/araraquara
Formado em Jornalismo pela Uniara (Universidade de Araraquara), Walter Strozzi é repórter no acidade on desde 2018. Anteriormente atuou na Tribuna Impressa, Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal e CBN Araraquara.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -