O canal no YouTube da TV Câmara de Araraquara foi hackeado na última terça-feira (15). A instabilidade foi apresentada ainda durante a sessão que discutiu a lei dos cemitérios.
Primeiro, a transmissão do encontro semanal dos parlamentares foi interrompida. Logo depois, o canal teve sua foto alterada e minutos depois, não foi mais possível busca-lo.
Ao notar o ocorrido, parlamentares pediram a suspensão da sessão pelo período de dez minutos devido à audiência que os encontros possuem através da plataforma.
O canal da TV Câmara no YouTube possui mais de 4.700 inscritos, além de um acervo com 7.336 vídeos relacionados às reportagens, sessões e entregas de honrarias.
Ao acidade on, o presidente da Câmara, Aluísio Braz, o Boi (MDB) confirmou que os técnicos do legislativo informaram tratar-se de invasão ao canal do YouTube.
“Fomos pegos de surpresa durante a sessão, quando a plataforma do YouTube caiu, sendo um canal de transmissão ao vivo da Câmara com o Facebook e a TV”, disse.
“É onde temos a maior audiência, fica tudo arquivado, paralisamos a sessão e a equipe técnica nos orientou retomar no Facebook e TV porque foi hackeada a conta”, completou.
Apesar de a situação ocorrer na terça-feira, no momento do fechamento da reportagem, o controle da conta não havia sido retomado e nem mesmo aparecia nas buscas.
Boi disse que a Câmara segue tentando recuperar seu acesso à plataforma, em especial por ter registros importantes de todo o trabalho realizado pelo legislativo nos últimos anos.
“Espero que isso logo possa se reestabelecer sem maiores prejuízos, porque é uma ferramenta que aproxima muito a população dos trabalhos do legislativo”, finalizou.