Nem só de propostas vivem os candidatos que disputam a Prefeitura de Araraquara. O primeiro debate entre os postulantes à preferência dos cerca de 170 mil eleitores também foi marcado por trocas de farpas. O ponto alto do embate ocorreu entre Pedro Tedde (Novo) e Dr. Lapena (PL).
SUMIÇO DE EMENDA E CRESEP
O primeiro confronto ocorreu entre Pedro Tedde e Eliana Honain (PT), quando o empresário questionou a ex-secretária de Saúde sobre a articulação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil para cirurgias de catarata. Ele também abordou o descredenciamento do Cresep para a operação do serviço.
Em resposta, Honain afirmou que a verba não estava “carimbada” e foi destinada ao serviço de oftalmologia da Santa Casa. Ela comentou que o Cresep foi descredenciado por não cumprir com o “contrato” firmado com a saúde regional.
LEVANTOU A BOLA
Eliana Honain chamou Marcos Garrido (PSD) para um bate-bola. A ex-secretária de Saúde pediu que o advogado e vereador fizesse uma análise sobre a gestão da pandemia de covid-19. Na avaliação de Garrido, a condução de Honain foi “perfeita” e “não há o que criticar”. Ele também destacou que foi a Brasília buscar respiradores para Araraquara.
RELAÇÃO ESTREMECIDA 1
Se num passado recente Dr. Lapena e Pedro Tedde tinham proximidade por estarem no mesmo campo político, o debate deixou clara a ruptura na relação. O médico chamou o empresário para a sua primeira pergunta, abordando questões climáticas, meio ambiente e o DAAE (Departamento Autônomo de Água e Esgotos). O tom amistoso não durou muito, pois Tedde afirmou que “Lapena tem dificuldade em conviver com a verdade”.
RELAÇÃO ESTREMECIDA 2
Ao se defender, Dr. Lapena acusou Tedde de ir a uma rádio local para “mentir” sobre sua aposentadoria e o acusou de etarismo por criticar sua idade ao iniciar uma pós-graduação e passar em um concurso público. Na réplica, Tedde disse que o discurso de Lapena era “bonito”, mas que aguardava o processo para provar se ele havia mentido ou não. O empresário questionou o fato de Lapena se declarar deficiente físico enquanto se inscrevia em um campeonato de futebol em um clube tradicional de Araraquara.
RELAÇÃO ESTREMECIDA 3
Na tréplica, Lapena elevou o tom, acusando Tedde de capacitismo. “Sofri uma gangrena na perna, fiquei dois meses internado, passei por nove cirurgias, perdi músculos, nervos, meu pé é caído, eu arrasto a perna, e você me critica por isso? Eu posso usar minha condição de deficiente, sou cadastrado na Udefa e tenho os atestados médicos que comprovam isso”, afirmou, reforçando que foi discriminado.
GARRIDO TAMBÉM ATACOU
Marcos Garrido chamou Lapena para um confronto direto, acusando membros da equipe do médico de rirem quando ele elogiou a gestão de Eliana Honain durante a pandemia. Garrido perguntou onde Lapena estava durante a crise da covid-19 e recebeu como resposta que o médico seguiu atendendo normalmente seus pacientes vítimas de acidentes, queimaduras, entre outras enfermidades.
NOVO ENCONTRO NA EPTV
Quatro dos cinco candidatos à Prefeitura de Araraquara terão um novo encontro no debate promovido pelo Grupo EP, com transmissão ao vivo pela EPTV, acidade on e g1, no próximo sábado (28), em São Carlos. Na última quarta-feira (18), os representantes dos candidatos confirmaram presença no debate eleitoral.