O último dia de campanha eleitoral em Araraquara foi marcado por carreatas e corpo a corpo com eleitores. Na manhã deste sábado (5), os candidatos à Prefeitura aproveitaram para dialogar com eleitores e tentar convencer os indecisos sobre suas propostas.
Candidato pelo PL, Dr. Lapena realizou uma carreata pelas principais ruas da cidade. A concentração ocorreu na região Norte, no Selmi Dei, e a comitiva se dispersou nas proximidades do Sesc, onde candidatos a vereador e apoiadores aproveitaram para tirar fotos.
“Eu, Meire e nossa equipe fizemos uma campanha limpa, ética, apresentando propostas, projetos e plano de governo. Acreditamos que a população de Araraquara merece o melhor, mas não tem recebido. As pessoas estão sofrendo, falta água, há filas nos corredores dos hospitais, e a cidade não está sendo bem cuidada. Esse modelo que se perpetua há 24 anos já está esgotado. Sabemos que, se continuarem, essa dívida de quase R$ 1 bilhão vai dobrar, triplicar, e não haverá capital para investir em políticas públicas. Vamos fazer a melhor gestão que Araraquara já teve e garantimos transparência, compliance e sustentabilidade”, afirmou Dr. Lapena.
Quem também apostou na carreata foi a candidata pelo PT, Eliana Honain. A concentração foi iniciada nas proximidades do Sesc, seguiu pelas ruas do Centro e bairros, terminando no Parque São Paulo, na região Leste de Araraquara.
“Venho pedir para que o eleitor não deixe de votar, afinal, esse é um ato de democracia e cidadania. Temos que fazer a nossa parte, então peço que você pegue seu título de eleitor, encontre sua escola, sua seção, e não deixe de votar. Faz parte da nossa vida escolher aqueles que vão governar nossa cidade. Conto com você”, afirmou a candidata.
O candidato pelo Novo, Pedro Tedde, caminhou pelas ruas do Centro para acompanhar seus candidatos a vereador. Ele conversou com eleitores nos comércios, pontos de ônibus e distribuiu materiais em veículos que transitavam pelas ruas.
“Estou muito contente, porque durante o período de campanha mostrei ao eleitor de Araraquara que sou o mais preparado para fazer a mudança de verdade. Tenho 44 anos de experiência administrando empresas, obras e pessoas, e Araraquara, infelizmente, a Prefeitura está falida e precisa de um bom administrador”, introduziu Pedro Tedde.
“O que me chateia é a divulgação de pesquisas falsas de uma empresa irregular, que inclusive foi impugnada ontem pela Justiça Eleitoral. Não olhem para isso, vejam quem está mais preparado para fazer a mudança, quem se qualificou melhor, e para isso somos nós, que nos preparamos durante 44 anos. Amanhã, vote 30 para prefeito”, completou.
A agenda de Doutor Marcos Garrido (PSD) incluía compromissos de caminhada pela Alameda Paulista, Avenida Francisco Vaz Filho e na Praça do Melhado. Pela manhã, o candidato teve agendas internas e se apresentou como alternativa política na cidade.
“Creio que Araraquara entendeu que sou a única renovação, pois sou uma direita moderna. Um dos candidatos significa continuísmo, os outros representam uma direita fracassada. Eu sou a direita nova, mais atuante, mais próxima do povo, de verdade e progressista”, iniciou.
“Por isso tenho certeza de que serei prefeito de Araraquara. Lembrando sempre que Edinho Silva era o último colocado em sua primeira eleição e, quando as urnas se abriram, foi eleito. Lembro também da histórica eleição em que Jânio Quadros era o segundo e Fernando Henrique Cardoso já havia sido considerado prefeito de São Paulo. Assim acontecerá em Araraquara. Quando as urnas se abrirem, Marcos Garrido será o prefeito”, emendou.
Quem também teve compromissos no Centro foi a campanha de Tiago Pires (PCO). Apesar de não acompanhar toda a atividade por motivos de trabalho, o candidato contou com militantes do partido para abordar e conversar com eleitores.
“Nossa campanha foi vitoriosa, pois, apesar de toda a sabotagem – desde a grande imprensa, que não nos convidou para debates e realizou entrevistas mais curtas com o PCO, até o TSE, que buscou bloquear nosso fundo até faltarem 10 dias para as eleições”, introduziu.
“Apesar de tudo isso, nossa campanha foi muito importante. O Partido da Causa Operária vai se consolidando como o único partido dos trabalhadores, dos setores oprimidos, que defende um programa independente da burguesia. Colocamos uma campanha em marcha, com a ajuda de nossos militantes e filiados, e independente do resultado, sentimos que nosso partido se tornou mais conhecido e tem recebido mais apoio”, completou.
Neste domingo (5), cerca de 170 mil eleitores irão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores. Após as 22h deste sábado, será permitida apenas a manifestação individual e silenciosa do eleitor em favor de um candidato. Nessa fase, o uso de bandeiras, broches, adesivos, camisetas e “cola” com o número dos candidatos está autorizado.