O bancário Tiago Pires oficializou sua candidatura à Prefeitura de Araraquara nesta quinta-feira (15) no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Também foram registrados os nomes da coletora de recicláveis Lenilza Pontes, como candidata a vice-prefeita, e de dois candidatos a vereador para disputar as 18 vagas da Câmara Municipal.
Após o registro, a Justiça Eleitoral designará um relator para analisar o pedido, e os dados serão encaminhados à Receita Federal para a emissão do CNPJ, essencial para a arrecadação de recursos e realização de despesas durante a campanha eleitoral, que está prevista para começar nesta sexta-feira (16).
A Justiça Eleitoral tem até 20 dias antes das eleições (16 de setembro) para julgar todos os pedidos de registro de candidatura aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador — inclusive aqueles impugnados e seus respectivos recursos — e publicar as decisões.
Com o pedido formulado pelo PCO, cinco nomes se apresentaram para disputar a preferência dos 169.925 eleitores aptos: Dr. Lapena (PL), Eliana Honain (PT), Marcos Garrido (PSD), Pedro Tedde (Novo) e Tiago Pires (PCO). As eleições municipais ocorrem no dia 6 de outubro.