- Publicidade -
PolíticaEleiçõesCartórios de Araraquara alertam sobre golpes envolvendo a Justiça Eleitoral

Cartórios de Araraquara alertam sobre golpes envolvendo a Justiça Eleitoral

Golpistas enviam links maliciosos para roubar dados de mesários e eleitores

- Publicidade -

Os cartórios de Araraquara estão alertando para a incidência de golpes utilizando o nome da Justiça Eleitoral. Os golpistas estão enviando links maliciosos com o objetivo de roubar dados de mesários e eleitores, especialmente no período que antecede as eleições de 2024.

No caso dos mesários, o site criado pelos golpistas solicita o CPF para uma suposta consulta sobre a convocação. Segundo o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), a página é falsa, pois a confirmação dos colaboradores nas eleições deve ser feita exclusivamente pelo site oficial do tribunal.

- Publicidade -

“A Justiça Eleitoral, ao convocar o eleitor para trabalhar como mesário, envia uma mensagem pelo WhatsApp ou e-mail. No entanto, a confirmação deve ser realizada no site oficial do Tribunal. O mesário precisa acessar o www.tre-sp.jus.br na área do mesário. No WhatsApp e no e-mail enviados pela Justiça Eleitoral, há um código que deve ser inserido no momento da confirmação, ou ele pode utilizar seus dados no .gov.br”, explicou Clayde do Carmo Silva Zanin, chefe da 13ª Zona Eleitoral de Araraquara, em entrevista à EPTV.

Confirmação de dados por mesários deve ser feita através de canal oficial da Justiça Eleitoral (Foto: Reprodução TRE)

O TRE-SP realiza convocações por WhatsApp e e-mail, mas sempre orienta para que a confirmação seja feita na página oficial da Justiça Eleitoral. Outro golpe que está sendo aplicado é relacionado à cobrança de multas por ausência nas eleições.

“Os golpistas estão utilizando o nome da Justiça Eleitoral para cobrar multas de eleitores. É importante lembrar que a Justiça Eleitoral não comunica os eleitores sobre débitos por ausência às urnas. Nós apenas encaminhamos atos judiciais, que são processos em casos muito específicos”, esclareceu a representante da Justiça Eleitoral.

Faltando cerca de dois meses para as eleições, os cartórios estão operando em esquema de plantão, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. “Qualquer dúvida, o eleitor deve procurar o cartório eleitoral, ligar, ou acessar o site do TRE. É importante que o eleitor entre na página oficial para realizar consultas”, destacou.

Apesar do funcionamento estendido, nem todos os serviços podem ser solicitados pelos eleitores. “Os serviços são restritos. Não conseguimos fazer alterações de dados, como mudança de local de votação ou de nome, mas podemos emitir certidões e guias de multas para regularizar a ausência às urnas, que são os serviços disponíveis no momento”, finalizou (Com informações da EPTV Central).

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -