- Publicidade -
PolíticaEleiçõesConheça os pré-candidatos à Prefeitura de Araraquara nas Eleições 2024

Conheça os pré-candidatos à Prefeitura de Araraquara nas Eleições 2024

Cinco nomes podem disputar a preferência dos eleitores nas urnas em outubro deste ano

- Publicidade -

Restando praticamente quatro meses para os eleitores irem às urnas em Araraquara, cinco nomes se apresentam como pré-candidatos à Prefeitura: Edna Martins (PSDB), Eliana Honain (PT), Luis Claudio Lapena Barreto (PL), Marcos Garrido (PSD) e Pedro Tedde (Novo).

Segundo a Justiça Eleitoral, a Morada do Sol é a segunda maior cidade da região central em número de eleitores. Ao todo, mais de 180 mil pessoas devem ir às urnas no dia 6 de outubro para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores. Como ainda não tem 200 mil eleitores, a cidade não tem a possibilidade de definir a disputa majoritária em mais de um turno.

- Publicidade -

Eliana Honain tem 62 anos, é enfermeira, professora universitária e atualmente desempenha a função de secretária de Saúde da cidade, cargo que ocupou em outras duas gestões – de Edinho Silva (PT) e Marcelo Barbieri (MDB). Ela é pré-candidata pelo partido do atual prefeito.

“Tivemos coisas que gostaríamos de ter feito mais, mas devido à pandemia não foi possível. Agora precisamos de um olhar especial, principalmente, para cuidar das nossas ruas, calçadas, praças e dos nossos jardins. O que queremos é uma cidade muito bonita”, disse.

Pelo PL, o candidato é Luís Claudio Lapena Barreto, que tem 59 anos e é cirurgião plástico. Dr. Lapena, como é conhecido, foi vereador em duas oportunidades.

“Sou médico há 34 anos sempre trabalhando em Araraquara, e vejo que a saúde é o que há de pior hoje na cidade. Mesmo que haja investimentos, talvez eles não estejam sendo aplicados da melhor maneira. Vemos pessoas aguardando um ano por exames como mamografias, o que pode ser terrível na vida dessa pessoa, ter o diagnóstico tardio”, apontou.

Atual vereador na Câmara Municipal, Marcos Garrido é pré-candidato pelo PSD. Dr. Garrido, como é conhecido, é advogado, nasceu em Araraquara e tem 62 anos.

- Publicidade -

“A zeladoria tem que ser diária, não podemos fazer zeladoria por períodos. Apenas quando não chove que se faz. Mato cresce e buraco aparece toda hora. Se deixar isso para frente, encarece e não atende aos anseios da população, então a zeladoria tem que ser diária, tem que ter planos de zeladoria para que ela seja feita o ano inteiro”, defendeu.

Pedro Tedde nasceu em Araraquara, tem 68 anos, é engenheiro e empresário. É pré-candidato pelo partido Novo e disputa a Prefeitura pela segunda vez – antes, disputou em 2008.

“Nomeando os cargos por competência e não por conchavo político, temos que valorizar o funcionário público nomeando poucos cargos de confiança e nós temos que rever todos os contratos, economizar dinheiro e fazer o que fazemos na iniciativa privada: mais com menos”.

A pré-candidata pelo PSDB é Edna Martins. Ela tem 55 anos, é socióloga, professora universitária e foi vereadora por três mandatos. Segundo a pré-candidata, em razão de compromissos inadiáveis, não foi possível conceder entrevista para a EPTV Central.

Os nomes podem ser confirmados ou não pelos partidos políticos que devem definir quem vai disputar a preferência dos eleitores nas urnas entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. O registro de candidaturas, por sua vez, deve ser feito até o dia 15 de agosto.

“O processo eleitoral municipal talvez seja a forma mais direta do exercício da cidadania, porque o prefeito e o vereador estão muito próximos do eleitor, então é uma maneira de você ver como essas políticas públicas podem ser implementadas, o bom e mau uso do dinheiro público, você pode cobrar melhor isso”, avaliou Alex Turci, analista político (Com informações da EPTV Central).

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Araraquara e região? Siga o perfil do acidade on Araraquara no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Araraquara no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Araraquara e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99151-3088.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -