Matão tem três candidatos oficializados para disputar a prefeitura de Matão nas eleições de 6 de outubro: Alexandre Henrique de Cinque (PSD), Cido Ferrari (PT) e Sônia Moura (PL). As candidaturas foram confirmadas nas convenções realizadas nos últimos dias e encerradas no início desta semana.
Após o registro das chapas pelos partidos, coligações e federações até dia 15 de agosto, a Justiça Eleitoral vai avaliar se os concorrentes atendem aos requisitos previstos na lei ou se há alguma circunstância que os tornam inelegíveis.
Confira a seguir os candidatos à prefeitura de Matão, em ordem alfabética, de acordo com os nomes que aparecerão nas urnas.
Alexandre Henrique de Cinque (PSD)
Alexandre Henrique de Cinque foi aprovado como candidato do PSD em convenção realizada no dia 3 de agosto. Também foi confirmado Fabio Rondanim como vice, em chapa pura.
Pai de três filhos, Alexandre tem 39 anos, nasceu e foi criado em Matão. É formado em jornalismo, publicidade e gestão pública e é pós-graduado em gestão de políticas públicas.
O candidato concorreu pela primeira vez em 2008 ao cargo de vereador, quando ficou como suplente.
Em 2016, foi eleito vereador, sendo o segundo parlamentar mais votado daquele ano, com 1.823 votos. No entanto, seu mandato foi cassado em 2017, após acusação de ter feito caixa dois nas eleições e ser condenado por compra de voto e prestação de contas irregular durante campanha.
Foi condenado pela Justiça Eleitoral a 3 anos e 6 meses de reclusão, em regime inicial semiaberto e multa no valor de 14 dias-multa. A condenação foi mantida em 2º grau, mas em maio de 2023, houve a extinção da pena restritiva de direitos pela concessão do indulto e da pena de multa pelo pagamento.
Cido Ferrari (PT)
Cido Ferrari foi aprovado como candidato do PT em convenção realizada em 4 de agosto. Diego da Silva Mingorance (MDB) foi aprovado como vice na chapa.
Aparecido Ferrari, 67 anos, é metalúrgico aposentado, casado e pai de dois filhos. Nasceu em Ibitinga e mora em Matão desde 1976.
Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e de Material Elétrico de Matão. Também foi vereador por dois mandatos consecutivos (2000 a 2008) e suplente nos dois seguintes (2008 e 2012) .
Em 2020, foi eleito vice-prefeito e, um ano depois, assumiu a prefeitura após o falecimento do prefeito Adauto Scardoelli.
Cido concorre à prefeitura de Matão com a Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PC do B e PV em coligação com o MDB, União Brasil e a federação PSDB-Cidadania.
Sônia Moura (PL)
Sônia Maria Ferraz de Moura foi confirmada com candidata pelo PL em convenção realizada em 2 de agosto. Marcos da Fabiana Bolsonaro (Republicanos) foi confirmado como candidato a vice-prefeito.
Nascida em Matão, Sônia Maria Ferraz de Moura tem 42 anos, é formada em técnica em Química e Farmácia e atualmente estuda Direito. Ela é casada e tem dois filhos.
Em 2016 foi eleita vereadora. Após cumprir seu mandato foi a primeira mulher a se candidatar a prefeita de Matão, em 2020, mas não foi eleita. Em 2022, concorreu a um cargo como deputada estadual, não sendo eleita.
Sônia se define uma candidata de direita, que defende a família, a escola cívico-militar, a democracia e a liberdade de expressão. Ela é contra a liberação das drogas e o aborto.
Concorre à Prefeitura de Matão com a coligação “Deus, Pátria, Família e Liberdade”, que além do PL, inclui os partidos Republicanos, Mobiliza e Avante.