- Publicidade -
PolíticaDocumentário revela bastidores de Lula em Araraquara no 8 de Janeiro

Documentário revela bastidores de Lula em Araraquara no 8 de Janeiro

Presidente Lula estava em Araraquara durante os ataques as sedes dos Três Poderes em Brasília

- Publicidade -

O documentário lançado pela Globonews, batizado de “8/1 – A democracia resiste”, revelou imagens inéditas da visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Araraquara em 8 de janeiro de 2023. O chefe de Estado estava na cidade quando foi informado sobre os atos antidemocráticos em Brasília.

A produção apresenta os bastidores do dia em que a democracia foi ameaçada por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que não aceitaram os resultados das urnas e possivelmente tramavam um golpe de estado no país.

- Publicidade -

Entre os trechos inéditos do material está a chegada do presidente ao aeroporto da Embraer, em Gavião Peixoto, a visita de Lula à Avenida Padre Francisco Salles Coulturato, os momentos do chefe de estado no gabinete do correligionário Edinho Silva e a assinatura do decreto de intervenção nas forças de segurança do Distrito Federal.

Lula visitou Avenida 36, ponto castigado pelas chuvas de dezembro de 2022 (Foto: Tetê Viviani)

No dia dos ataques aos prédios dos Três Poderes, o presidente Lula chegou a cogitar o decreto de GLO (Garantia da Lei e da Ordem), mas foi aconselhado pela primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, a optar por uma intervenção no Distrito Federal via Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado por Flávio Dino.

O documentário mostrou que, naquele momento, setores das Forças Armadas defendiam que a situação só seria apaziguada por meio de um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Trata-se de um dispositivo excepcional de segurança pública por meio do qual o Exército passa a atuar com poder de polícia. Lula chegou a avaliar o decreto, mas foi aconselhado pela primeira-dama, Rosângela da Silva, a não intervir neste sentido, optando pela intervenção apenas na Segurança do DF, via Ministério da Justiça.

Segundo Edinho Silva (PT), prefeito de Araraquara – cidade onde estava o casal no dia 8 de janeiro -, Janja disse: “GLO não, é entregar para os militares”.

Lula durante chegada a Brasília após visita em Araraquara (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Nas semanas que antecederam o ataque aos Três Poderes, os manifestantes golpistas, acampados em frente às bases do Exército por todo o país, se valiam de uma interpretação deturpada do Artigo 142, que regulamenta o decreto de GLO, para clamar por uma intervenção no governo. A alegação era de que a GLO era necessária diante de uma suposta fraude – jamais comprovada – no sistema eleitoral.

- Publicidade -

“Foi a Janja que invalidou: ‘não aceita a GLO porque GLO é tudo que eles querem. É tomar conta do governo’. Se eu dou autoridade para eles, eu tinha entregado o poder para eles”, afirmou Lula no documentário. “Eu tomei a decisão, falei para o Flávio Dino: ‘Vamos fazer o que tiver que fazer, não tem GLO'”, disse o presidente.

Nesta segunda-feira (8), quando a tentativa de golpe completa um ano, a produção será reprisada às 21h no canal por assinatura e depois ficará disponível na plataforma de streaming Globoplay. “8/1 – A democracia resiste” estreou no último domingo (7) e é uma produção da GloboNews, com direção de Julia Duailibi e Rafael Norton.

*Com informações da Agência Estado

FIQUE ON

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Araraquara e região? Siga o perfil do acidade on Araraquara no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Araraquara no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Araraquara e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99151-3088.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -