* ATUALIZAÇÃO 08/01 às 19h05
Após sanção da reforma administrativa, o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), anunciou os nomes que vão compor a gestão 2021 a 2024.
Em um evento no Centro Internacional de Convenção, nesta sexta-feira (8), o chefe do Executivo encerrou o mistério e nomeou o secretariado municipal.
Com poucas alterações em comparação a última gestão, as novidades foram às indicações do ex-vereador José Carlos Porsani ao Meio Ambiente – secretaria recém criada -, e o tucano Sérgio Pelicolla, para Obras e Serviços Público.
Nas demais pastas, houve recondução. Já a recém-criada secretaria de Administração, o funcionário de carreira Antonio Adriano Altiere.
Ao todo, sem incluir na conta a chefia de Gabinete, a Prefeitura de Araraquara possui 15 secretarias municipais, duas a mais que na gestão anterior.
Eliana Honain, na Saúde e Clélia Mara Santos, na Educação foram os primeiros nomes anunciados para compor o secretariado municipal.
“A eleição acabou no dia 15 de novembro. Ali acabou o processo eleitoral, cada partido apresentou sua proposta, o povo escolheu a sua, mas a partir daquele momento, é necessário unirmos esforços para cumprimos nossos objetivos”, diz Edinho Silva sobre a nova composição.
Durante seu discurso, Silva afirma que procurou as forças políticas da cidade para compor o Governo e saiu em defesa da nomeação do ex-vereador tucano José Carlos Porsani – que desfilou do partido – e Sérgio Pelicolla (PSDB).
“É momento de nós unirmos forças, deixar o ódio e intolerância de lado. Daqui a pouco iremos chegar, infelizmente, a marca de 100 mortes em Araraquara. Neste momento o que conta é a defesa da vida”.
BANCADA DO PSDB DIZ SER OPOSIÇÃO
Enquanto ocorria a cerimônia de nomeação dos novos secretários municipais, a bancada do PSDB na Câmara de Araraquara emitiu nota onde afirma que será oposição ao governo de Edinho Silva.
“Já houve decisão unânime, referendada pelo diretório, manifestando a situação de oposição em relação ao PT e atitudes individuais não podem se sobrepor às discussões partidárias”, diz um trecho do documento.
À reportagem, o presidente do Diretório Municipal do PSDB, Jorge Bedran, afirma que a nomeação de filiados no primeiro escalão da Prefeitura não foi referendada pela sigla.
“É uma decisão individual dele [Pelicolla], não tem a chancela partidária. Tanto que somos independentes ao governo municipal e ele fica sujeito, caso provocado, a um procedimento ético por causa disso”, afirma.
O ex-prefeito e um dos líderes do PSDB de Araraquara Roberto Massafera também esteve presente na nomeação do secretariado.
Quem vai compor o novo Governo de Edinho Silva:
Chefe de Gabinete: Sinval Alan Ferreira Silva;
Justiça, Modernização e Relações Institucionais: Mariamália de Vasconcelos Augusto;
Administração: Antonio Adriano Altieri;
Comunicação: Priscila Luiz;
Governo, Planejamento e Finanças: Juliana Agatte;
Cultura: Tereza Cristina Tellaroli;
Assistência e Desenvolvimento Social: Jaqueline Pereira Barbosa;
Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública: João Alberto Nogueira Júnior;
Desenvolvimento Urbano: Sálua Kairuz Manoel Poletto;
Direitos Humanos e Participação Popular: Amanda Vizoná;
Esporte e Lazer: Milena Malheiros Pavanelli;
Meio Ambiente e Sustentabilidade: José Carlos Porsani;
Obras e Serviços Públicos: Sérgio José Pelicolla;
Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo: Damiano Neto;
Fungota: Lúcia Ortiz;
Fundesport: Roseli da Silva Gustavo;
Fundart: não nomeado.
Superintendente do DAAE: Donizete Simioni;
Controladoria do Transporte: Nilson Carneiro;
Morada Turismo: Manoel de Araújo Sobrinho;
Fundo Social de Solidariedade: Cidinha Silva;
Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais: Alessandra Laurindo;
Coordenadoria de Bem Estar Animal: Carolina Mattos Galvão;
Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+: Erika Mateus;
Comandante da Guarda Municipal: Juliana Zácaro.