Neste domingo (1º), das 8h às 17h, a população de Araraquara terá a oportunidade de participar do processo eleitoral para escolha dos membros dos Conselhos Tutelares I e II, na Escola Estadual Bento de Abreu (EEBA), localizada na Rua Padre Duarte, 2821, Centro.
A votação vai eleger os representantes que atuarão no quadriênio 2024-2027, é promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araraquara (COMCRIAR), com o apoio da Prefeitura.
VEJA TAMBÉM
Sesi amplia prazo de inscrições para contratações culturais para programação de 2024
PM recupera caminhões furtados em Araraquara às margens da SP-255
No total, são 23 candidatos disputando o pleito. Segundo o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) cada conselho possui 5 representantes. Como Araraquara tem dois Conselhos Tutelares, serão 10 conselheiros eleitos.
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, com missão de zelar pelas crianças e adolescentes em situações em que seus direitos estejam ameaçados ou violados. Entre suas principais atribuições, está a responsabilidade de investigar denúncias de violações, promover o devido encaminhamento das questões, aplicar medidas protetivas, requisitar serviços da rede de assistência, prestar atendimento direto às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, e garantir a defesa intransigente dos direitos delas.
Como votar
Cada eleitor poderá votar em apenas um candidato, contribuindo assim para a escolha dos futuros representantes dos Conselhos Tutelares I e II da cidade de Araraquara.
As eleições dos Conselhos Tutelares acontecem no domingo em todos os municípios do território nacional.
Para exercer o direito ao voto, é necessário atender a alguns requisitos como ser maior de 16 anos, estar em situação regular com a Justiça Eleitoral e apresentar, no dia da eleição, um documento de identidade com foto.
VEJA A LISTA E NÚMEROS DOS 23 CANDIDATOS:
Adriana Mendes- 588
Alan Dantas Caruso – 194
Denise Trevisan – 589
Elisângela Silva -991
Fernanda Amaral – 646
Gabrielle Oliveira – 711
Giseli de Matos – 054
José Lopes Nei – 721
Juliana Fernandes – 840
Lana Zow- 992
Marcia Seschi- 879
Marcio Servino – 943
Marlene Gomes – 936
Moacyr Ellero – 138
Patrícia Andrade – 051
Priscila Ferreira- 651
Silvia Qualharelli -236
Taisa Lima -620
Tom Tiezzi- 667
Valéria Fina – 747
Vanessa Nascimento – 144
Victória Figueiredo- 730
Walter Fraga- 838
O histórico dos candidatos pode ser acessado aqui.
Como funciona o processo eleitoral para o cargo
O processo eleitoral para a escolha dos novos conselheiros tutelares compreende quatro etapas. A última fase iniciou-se com a campanha eleitoral, que foi concluída nesta sexta-feira (29), e contempla, ainda, a votação marcada para este domingo e a subsequente apuração dos votos, assim como a proclamação dos eleitos, que acontecerá em 8 de outubro. A posse dos eleitos está prevista para o dia 10 de janeiro de 2024.
Durante a fase de campanha, os candidatos tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas à comunidade.
Com o intuito de garantir igualdade de oportunidades, a Prefeitura de Araraquara disponibilizou espaço igualitário, conforme estipulado por lei, em suas redes sociais e no site oficial, onde os 23 candidatos que disputam o pleito puderam divulgar seus nomes, números e biografias.
Eleições para Conselheiros Tutelares
Domingo (1°), das 8h às 17h
Escola Estadual Bento de Abreu (EEBA)
Local: Rua Padre Duarte, 2821 – Centro