- Publicidade -
PolíticaEleições 2024: oito vereadores de Araraquara podem trocar de partido

Eleições 2024: oito vereadores de Araraquara podem trocar de partido

Janela partidária abre a partir desta quinta-feira (7) e permite mudança sem a perda do mandato

- Publicidade -

Especial Eleições 2024

Às vésperas da abertura da “janela partidária”, ao menos oito dos 18 vereadores de Araraquara estudam mudar de legenda visando às eleições de 2024. O período, que se inicia nesta quinta-feira (7), permite aos políticos em final de mandato a livre mudança de partido até 5 de abril, quando é considerada a data final para a filiação de quem pretende participar do pleito.

A regra está prevista na Lei 9.096/95 e, segundo apurado pelo acidade on Araraquara, tem movimentado os bastidores da política nos últimos dias, com a possibilidade de promover alterações na composição da base governista e da oposição na Câmara.

- Publicidade -

Além de Marcos Garrido, que trocou recentemente o PRD pelo PSD, outros nomes com mandatos devem aproveitar a janela partidária para mudar de ares. Marchese da Rádio também bateu o martelo e deixou o PRD para se filiar ao PSD, presidido por seu irmão.

Outro vereador que está de malas prontas é Lucas Grecco. Atualmente no União Brasil, o parlamentar confirmou que pretende trocar de legenda e disse estar dialogando sobre o assunto. Seu nome é ventilado atualmente no PRD, mas Grecco não confirmou a informação.

Já o vereador Carlão do Joia disse estar aberto ao diálogo. Anteriormente envolvido na saída dos colegas de bancada para o PSD, o parlamentar apontou que está conversando com diferentes legendas sobre seu futuro político, incluindo seu partido atual, o PRD.

Pode haver mudança também na bancada feminina da Casa de Leis. Isso porque a vereadora Luna Meyer, atualmente no PDT, pode trocar de legenda e desembarcar no MDB, que atualmente trabalha para indicar o pré-candidato a vice-prefeito na chapa de Eliana Honain (PT).

Ainda sobre a disputa pela Prefeitura, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) – que havia anunciado sua pré-candidatura -, pode deixar os tucanos. Apesar de não confirmar e estar alinhado ao diretório municipal, seu nome é ventilado como “reforço” no Republicanos.

- Publicidade -

Aliás, o ninho tucano poderá ficar vazio até o final do ano. Nos bastidores circula também a informação de que João Clemente estaria conversando o Progressistas, mas o próprio não foi encontrado até o fechamento da reportagem para dar a sua versão sobre a investida.

Já o partido Cidadania – que formou uma Federação Partidária com o PSDB em 2022 -, pode perder seu único vereador. Segundo apurado pela reportagem, Edson Hel pode estar de mudança para o PV, que por sua vez, possui uma Federação Partidária com PT e PC do B.

O mapa político da oposição poderá ter mais mudanças. É que Lineu Carlos de Assis, atualmente no Podemos, pode estar de malas prontas para outra legenda. Nos bastidores fala-se em um possível retorno ao Partido Novo, porém, não foi encontrado para comentar.

A tendência é que as primeiras mudanças de partido sejam oficializadas pelo MDB, que pretende na quinta-feira (7), às 19h, em um hotel de Araraquara, anunciar a sua chapa completa de pré-candidatos a vereador visando à participação da legenda nas eleições.

Vale ressaltar que a filiação partidária é uma das condições de elegibilidade, uma vez que não é permitido participar do processo eleitoral com candidatura avulsa. Interessados em concorrer a uma vaga de vereador ou prefeito, devem estar filiados a alguma legenda, no mínimo, até seis meses antes da data de início do pleito, marcado para 6 de outubro.

- Publicidade -
Walter Strozzi
Walter Strozzihttp://www.acidadeon.com/araraquara
Formado em Jornalismo pela Uniara (Universidade de Araraquara), Walter Strozzi é repórter no acidade on desde 2018. Anteriormente atuou na Tribuna Impressa, Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal e CBN Araraquara.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -